Portugal enfrenta “grupo fortíssimo” no Euro 2012

Foto
“É natural que tenha muitos jogadores à frente”, diz Custódio Foto: Enric Vives-Rubio

A viver a primeira experiência na selecção principal de Portugal, Custódio confessou nesta quinta-feira que quer prolongar ao “máximo” a presença na equipa nacional e o sonho que está a viver rumo ao Euro 2012 de futebol, onde a selecção vai encontrar um “grupo fortíssimo”.

“Recebi a notícia com enorme alegria. Primeiro que tudo, é um sonho tornado realidade. Estas palavras definem como me sinto. É logico que [o sonho] se ia tornando cada vez mais difícil com o avançar da idade, mas ele chegou”, disse um sorridente Custódio.

O médio português, de 28 anos, que, apesar de estar convencido de que iria de férias no final do campeonato, alimentava uma pequena esperança de ser chamado, devido às notícias que foram saindo na comunicação social, contou que a primeira reacção foi festejar. “Estava em casa com a esposa e os filhos. Saltaram todos para cima de mim. Parecia que tinha marcado um golo. Foi um momento de euforia, não sabia o que devia fazer, a quem devia avisar primeiro”, afirmou.

O jogador do Sporting de Braga assumiu estar num bom momento, fruto do trabalho realizado no seu clube, e revelou que o seu objectivo é prolongar “o máximo” a estadia na selecção.

O médio está também concentrado em corresponder as expectativas das pessoas que nele confiaram, mas tem consciência de que existe um grupo com história. “Eu sou novo, é natural que tenha muitos jogadores à frente. Estou aqui com o intuito de ajudar, de dar o meu contributo”, acrescentou o jogador cujas principais virtudes são, na sua opinião, a capacidade posicional e a boa colocação em frente à defesa.

“Se conseguir roubar [o lugar], tanto melhor”

Consciente de que o meio-campo português tem “grande qualidade”, Custódio disse que lhe compete trabalhar. “Se conseguir roubar [o lugar], tanto melhor. Não interessa a quem”, brincou.

Para trás ficou uma fase menos boa que coincidiu com a saída do Sporting, quando o agora seleccionador Paulo Bento era já o treinador do clube. “Não foi fácil. Foram dois clubes [Sporting e Dínamo de Moscovo] que me marcaram de forma negativa. Com trabalho, com o acreditar nas capacidades, consegui dar a volta”, considerou.

Ainda em ritmo “leve” de trabalho, de modo a recuperar do desgaste físico da temporada, Custódio já vai pensando mais à frente, no arranque do Euro 2012. “De uma forma realista, penso que é um grupo fortíssimo. A Alemanha, que é sempre candidata a vencer, a Holanda, que esteve na final do último Mundial, e a Dinamarca. Vai ser um grupo muito difícil, mas Portugal tem um grupo de grandes jogadores e creio que vamos cumprir os nossos objectivos”, referiu ainda Custódio.

Para o médio, poder voltar a erguer um troféu como aconteceu no Europeu de juniores B, em 2002, ao lado de alguns dos mesmos companheiros, como Quaresma ou Raul Meireles, seria “maravilhoso”. “Muitos desses jogadores estão na melhor forma de sempre da sua carreira. Acredito que podemos vencer a competição”, concluiu.

Primeiro treino com Nani

O avançado Nani foi a novidade no treino desta quinta-feira da selecção, realizado no Estádio da Luz, que começou atrasado devido a uma visita esperada de elementos da Autoridade Antidopagem de Portugal ao hotel da equipa. O jogador do Manchester United juntou-se na quarta-feira à noite aos 15 dos 23 convocados de Paulo Bento, que já iniciaram a preparação para a competição, a disputar na Polónia e na Ucrânia, de 8 de Junho a 1 de Julho.

Na segunda das 19 sessões previstas até à estreia no Euro 2012, o seleccionador teve ao seu dispor 16 dos convocados para a competição, na qual Portugal integra no grupo B, juntamente com a Alemanha, a Holanda e a Dinamarca. O médio Carlos Martins abandonou a sessão mais cedo, não tendo treinado, por precaução, devido a uma mialgia de esforço no gémeo externo da perna esquerda. O treino voltou a contar com os guarda-redes sub-21 Cristiano Figueiredo e Mika, que realizaram trabalho específico com o técnico Ricardo Peres.

Nesta quarta-feira, o primeiro dia do pré-estágio, a sessão, também na Luz, durou pouco mais de uma hora, contando com algum treino físico e com bola, e terminou com uma peladinha, em que Hugo Almeida, avançado do Besiktas, marcou dois golos.

A selecção portuguesa apenas vai ficar completa na segunda-feira, para quando está prevista a integração do avançado Cristiano Ronaldo, dos guarda-redes Rui Patrício e Beto, dos defesas Fábio Coentrão, João Pereira e Pepe e do médio Raul Meireles. Os jogadores do Sporting Rui Patrício e João Pereira ainda vão defrontar a Académica na final da Taça de Portugal, no domingo, um dia depois de o Chelsea de Raul Meireles jogar com o Bayern Munique na final da Liga dos Campeões, enquanto o Cluj, de Beto, ainda vai jogar para a Liga romena. Os três futebolistas do Real Madrid também estão autorizados a chegar mais tarde.

A equipa portuguesa volta a concentrar-se na segunda-feira, em Óbidos, para duas semanas de estágio, partindo depois para Opalenica, na Polónia, onde vai ficar na primeira fase da competição.

O PÚBLICO vai ter um site dedicado ao Euro 2012 a partir do dia 21 de Maio
Sugerir correcção
Comentar