Ministro que perdeu eleições da Renânia do Norte-Vestfália foi demitido

Foto
Röttgen vota nas eleições de 13 de Maio, cujo resultado ditou a sua demissão Maurizio Gambarini/AFP

Angela Merkel anunciou esta quarta-feira a substituição do seu ministro do Ambiente, Norbert Röttgen, candidato da CDU nas eleições da Renânia do Norte-Vestfália, em que o partido da chanceler alemã sofreu uma pesada derrota.

“Propus ao Presidente da República que demitisse Norbert Röttgen das suas funções”, disse Merkel num breve discurso, adiantando que o novo ministro do Ambiente é Peter Altmaier, líder do grupo parlamentar dos democratas-cristãos no Bundestag.

A CDU de Merkel conseguiu apenas 26,3% dos votos nas eleições do último domingo no estado mais populoso da Alemanha, contra os 39% obtidos pelos sociais-democratas do SPD. Foi a pior derrota para o partido de Merkel naquele estado desde a II Guerra Mundial.

Röttgen, que era até apontado como um possível sucessor da chanceler alemã, saiu enfraquecido destas eleições. Durante a campanha, chegou a dizer que a votação na Renânia do Norte- Vestfália eram um “referendo” à política europeia de austeridade. Uma afirmação que viria depois a ser obrigado a retirar.

Sugerir correcção
Comentar