Dirigentes do SIED e do SIRP exonerados das secretas

Foto
Silva Carvalho recebia informações diárias das secretas Enric Vives-Rubio

O director geral adjunto do SIED e um elemento do SIRP, próximo do secretário-geral das secretas, foram exonerados esta tarde dos serviços de informação.

O director geral adjunto do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED) e o director do Departamento de Segurança do SIRP, também membro da loja maçónica Mozart49, foram hoje exonerados dos serviços de informação.

O primeiro constava do despacho de acusação do Ministério Público sobre a investigação às secretas, como tendo sido o agente que, pelo menos até Outubro do ano passado, enviou informações diárias a Jorge Silva Carvalho, ex-director do SIED.

As mensagens, que Silva Carvalho reenviava para quadros da Ongoing e para dirigentes partidários, consistiam em notícias recolhidas em fontes abertas sobre acontecimentos nacionais e internacionais.

Este dirigente do SIED, agora destituído de funções, é uma das 14 testemunhas arroladas pelo Ministério Público para acusar Silva Carvalho, Nuno Vasconcellos, presidente da Ongoing, e João Luís, ex-funcionário do SIED.

O director do Departamento de Segurança, comum ao SIS e ao SIED, que também foi exonerado, é tido como próximo de Júlio Pereira, secretário-geral dos serviços de informação, e foi venerável da loja Mozart49, à qual pertencem também Silva Carvalho e Nuno Vasconcellos.

Na sua edição de hoje, o PÚBLICO noticiou que vários agentes que passaram informações para Silva Carvalho, já depois de este ter deixado o SIED, continuam a trabalhar nas secretas.

O PÚBLICO sabe que nos próximos dias poderão acontecer mais exonerações no SIED, na sequência da publicitação do despacho de acusação do Ministério Público.

Sugerir correcção
Comentar