Percurso pedestre com 340 quilómetros na Costa Vicentina abre sexta-feira

Foto
Projecto surge numa altura em que a Costa Vicentina tem vindo a perder turistas nacionais Miguel Manso

Pensado para internacionalizar a Costa Vicentina como destino de turismo de natureza, um percurso pedestre entre Santiago do Cacém e norte de Odeceixe fica disponível ao público a partir desta sexta-feira.

Para já, estão concluídos cerca de 200 quilómetros deste percurso que tem mais de 340 quilómetros, correspondendo ao troço localizado no Alentejo, adiantou à Lusa Marta Cabral, coordenadora do projecto “Rota Vicentina”.

Ainda “há coisas a terminar, como alguns painéis”, mas “já há condições para fazer o caminho com total autonomia e segurança”, explicou.

Segundo a responsável, a “Rota Vicentina”, que liga Santiago do Cacém ao cabo de São Vicente, foi criada com o “grande objectivo” de “colocar a região no mapa internacional dos destinos de turismo de natureza”.

“Estamos a oferecer um produto que está na linha da frente, pelo menos ao nível do Sul da Europa”, defendeu Marta Cabral, acrescentando que os operadores de turismo e a imprensa especializados têm dado “um retorno infinitamente positivo”.

Este projecto surge numa altura em que a costa alentejana está a perder turistas nacionais. De acordo com dados divulgados pelo Pólo Turístico do Litoral Alentejano, nos primeiros meses deste ano, incluindo a Páscoa, a região registou uma quebra de 15 a 16% na procura interna.

Por outro lado, houve um aumento entre 7,5 e 9% de turistas oriundos de países como a Alemanha, Bélgica, França e Reino Unido.

Para Marta Cabral, a “questão da crise nacional torna este projecto mais pertinente”, assegurando que “veio na altura certíssima”, respondendo à “grande apetência que o mercado internacional está a demonstrar constantemente” pela região.

Resultado de uma parceria público-privada, que inclui, entre outras entidades, a Associação Casas Brancas, a Associação Almargem, municípios, o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo, este projecto representa um investimento de 540 mil euros, comparticipado por fundos comunitários.

A “Rota Vicentina” oferece aos turistas dois caminhos. Um designado de “histórico”, feito mais pelo interior e que passa por várias localidades, e outro que aproveita trilhos pedonais de pescadores.

Está em curso o processo de homologação do caminho histórico pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, para que possa ser integrado na GR11, uma grande rota de percursos pedestres que liga Sagres a São Petersburgo, na Rússia.

A partir da próxima sexta-feira, os interessados poderão descarregar no sítio na Internet da “Rota Vicentina” (www.rotavicentina.com) o mapa de todas as etapas e coordenadas GPS, embora Marta Cabral assegure que é possível realizar as caminhadas sem recurso a esta tecnologia.

Sugerir correcção
Comentar