Onda da Nazaré ganha “Óscar” do surf

Foto
Garrett McNamara a surfar na Praia do Norte, na Nazaré Público

A Praia do Norte, na Nazaré, foi galardoada com o prémio de Maior Onda Surfada do Ano, dos Billabong XXL Awards, considerados os "Óscares" do surf de ondas grandes.

A onda surfada por Garrett McNamara em Portugal foi distinguida no Grove Theater de Anaheim, na Califórnia, neste sábado de madrugada.

A 1 de Novembro de 2011, McNamara surfou um colosso que as medições preliminares colocam muito perto dos 90 pés – aproximando-se da barreira mítica dos cem pés, o Santo Graal dos surfistas mais radicais. Terá sido a maior onda jamais surfada no planeta e, de repente, a costa portuguesa passou a contar com mais um argumento de peso na sua crescente afirmação como destino de eleição para o surf.

O havaiano Garrett McNamara – que estava nomeado para duas das cinco categorias a premiar no sector masculino, Surfada do Ano e Maior Onda – disse recentemente ao PÚBLICO [link exclusivo para assinantes] que já ninguém lhe vai pedir que aponte no mapa-múndi onde fica a Nazaré: "Oh, eles sabem onde é; muitos têm-me pedido informações."

McNamara revelava estar “à espera de voltar à Nazaré”, onde o surfista está a explorar num programa de três anos em parceria com a câmara municipal. Será já este ano, em Outubro, para a terceira etapa do ZON North Canyon Show.

Quanto aos Billabong XXL Awards (ver todos os premiados aqui), dizia: "Eu não compito em nada. Os fotógrafos e operadores de imagem é que apresentaram as filmagens e fotos. Eu estou lá pelos meus patrocinadores e por Portugal!" No caso da Praia do Norte, as imagens são do fotógrafo Wilson Ribeiro e do operador de câmara Jorge Leal, ambos da equipa do ZON North Canyon Show.

Notícia corrigida às 18h01
Sugerir correcção
Comentar