British Council disponibiliza online 120 curtas documentais dos anos 1940

Foto
The Great Game, um dos filmes do acervo, recorda a extinta Football League War Cup (DR)

Ficar a conhecer o Reino Unido da década 40 do século passado é agora mais fácil, graças às mais de 120 curtas-metragens documentais que o British Council acaba de publicar online. Os filmes, que recuperam a vida política, industrial, cultural e desportiva daqueles anos, foram digitalizados e estão, desde esta quinta-feira, disponíveis para descarregar de forma gratuita.


A colecção é conservada, há 30 anos, nos arquivos do Instituto do Cinema Britânico. O acesso era restrito. As obras deixavam o arquivo apenas para serem exibidas em embaixadas, consulados e em escolas britânicas um pouco por todo o mundo. Com o site agora lançado pelo British Council, o acesso aos filmes torna-se muito fácil a cinéfilos ou simples curiosos.

Estas curtas representam um "capítulo significativo na história do cinema documental britânico". A avaliação é da directora do British Council para o cinema, Briony Hanson, que sublinha, no entanto, numa "perspectiva única sobre como a Grã-Bretanha quis retratar-se internacionalmente - um retrato que provavelmente era muito longe da verdade".

"Com a nossa auto-imagem de novo muito no centro das atenções, com o mundo a assistir neste Verão às Olimpíadas e ao Jubileu, estes filmes encorajam-nos a fazer perguntas oportunas sobre o que significa ser britânico", diz ainda Briony Hanson, segundo a BBC.

Ken Annakin, realizador de Os gloriosos Malucos das Máquinas Voadoras (filme pelo qual foi nomeado para um Óscar em 1966), e o director de fotografia Jack Cardiff, que trabalhou com Michael Powell e Emeric Pressburger em Quando os Sinos Dobram (1947) e com King Vidor em Guerra e Paz (1956), são duas das assinaturas reconhecíveis neste arquivo.

Os filmes mostram um pouco de tudo na vida britânica dos anos 1940: como funcionava o sistema legal, os cuidados de saúde à disposição dos britânicos, o teatro, os jornais em funcionamento ou o tão querido futebol - The Great Game (1945) recupera o torneio que, na primeira metade dessa década, substituiu a Taça de Inglaterra, com as finais em Wembley e Stamford Bridge.

Sugerir correcção
Comentar