Fotogaleria
Fotogaleria
incurable_hippie/Flickr

Empresa portuguesa cria mesa digital para jogar sueca

A empresa Clinic Money, de Leiria, criou uma mesa digital onde não são precisas cartas para jogar à sueca. O objectivo é oferecer aos jovens uma experiência de jogo diferente

Os que se renderam ao poker online ou aqueles que apenas gostam de jogar solitário têm agora uma oportunidade de experimentar um jogo de cartas tradicional português: a sueca. A Clinic Money, fundada em Novembro de 2011, em Leiria, pretende acabar com a ideia de que este é "um jogo para velhos" e oferecer aos jovens uma nova forma de jogar.

Bruno Martins, responsável da empresa, considera que, em resposta à procura do mercado, a Mesa Digital vai reinventar um jogo tradicional português e, ao mesmo tempo, "criar entretenimento e dar espectáculo". A Mesa Digital não vai substituir as cartas tradicionais, mas sim actualizar o jogo, afirma.

O sistema conta com um ecrã central para todos os jogadores e outro mais pequeno com superfície táctil para cada um. Com ligação à Internet, a ideia é deixar para trás o conceito de "jogar sozinho em frente ao computador" e "sentar os amigos à mesa".

PÚBLICO -
Foto
Mesa Digital criada pela Clinic Money

A Mesa Digital "vai permitir dar mais credibilidade ao jogo", diz. O jogo, também famoso pelas "renúncias" ou "truques" que os portugueses foram desenvolvendo, acabou por ser desvirtuado quanto às suas regras. Segundo o responsável da empresa, o equipamento vai fazer a sueca voltar à sua origem.

A par de torneios, a Clinic Money também quer desenvolver novos projectos e criar uma versão mais barata para instalar em cafés e colectividades.

Site ensina a jogar à "moda antiga" Mas não é só na sueca que a empresa está a "dar cartas". O site Cartadas.com é outro projecto que a empresa está a desenvolver para promover o jogo. O portal oferece inúmeras possibilidades aos amantes do jogo de cartas.

"Não é preciso saber jogar para entrar no site", diz Bruno Martins, acrescentando que o site serve exactamente para ensinar quem não sabe jogar este jogo da forma tradicional. O Cartadas.com oferece aos seus visitantes a possibilidade de conhecer algumas curiosidades do jogo português e, ainda, criar históricos em torneios, também lá divulgados.