Jagruthi Moov e técnicas de promoção "preciosas"

A iniciativa surge intercalada entre as duas primeiras "talks" do Ignite Portugal e procura dotar os participantes de soluções práticas e técnicas de promoção

Foto
Camdiluv/Flickr

Tendo o desemprego jovem como pano de fundo, o 22º Ignite Portugal inclui uma Feira de Trabalho, evento inédito, em Portugal, levado a cabo em parceria com a associação Sapana, no âmbito do seu projecto Jagruthi Moov.

Jagruthi, de origem hindi, significa “mulher em evolução” e funciona como um mantra para a mentora e fundadora da Sapana, Carolina Cruz, enquanto “moov” corresponde a movimento, “no sentido de causa”, salienta. A iniciativa surge intercalada entre as duas primeiras "talks" do Ignite (Oradores que querem dar trabalho e Oradores que querem trabalho ou mostrar alternativas) e procura dotar os participantes de soluções práticas e técnicas de promoção preciosas, na hora de abordar eventuais empregadores ou criar a sua empresa. “Promover o trabalho e despromover o desemprego”, resume Carolina Cruz, fundadora e CEO da Sapana.

Carolina explica que o desemprego jovem é uma das vertentes de actuação do Jagruthi Moov, movimento que se define como “pós-awakening, ou seja, depois de despertar as pessoas, [fomenta] a capacitação sobre uma determinada temática”. Essa é a linha orientadora da actividade desenvolvida pela Sapana, “o empowerment do indivíduo e da comunidade”, acrescenta.

O que oferece o Jagruthi Moov? De uma forma “interactiva e divertida”, a equipa da Sapana, juntamente com outros profissionais associados à iniciativa, promete dar a conhecer aos participantes técnicas de apresentação e comunicação, esclarecer como devem apresentar o seu CV e ajudar a “ganhar competências, networking, bem como (revelar) um mundo de oportunidades e alternativas disponíveis”. Tudo para potenciar as hipóteses de conseguirem emprego.

Carolina Cruz rejeita que falte espírito empreendedor aos jovens portugueses, vendo o problema de outra perspectiva. “Faltam seres humanos que verdadeiramente se conhecem e que sabem de que massa é que são feitos. Essa história de sermos sebastianistas é um bocadinho ridícula, de estarmos à espera de alguma coisa, de que o mundo mude... Não, muda por ti!”.

A entrada no Ignite Portugal, a realizar na LXFactory, custa 5 euros, mas, para quem se encontra desempregado, a participação é gratuita.

Sugerir correcção
Comentar