Vítor Gaspar: “Evolução do desemprego é um estímulo para acelerar reformas estruturais”

Foto
Ministro das Finanças diz que “os receios de uma recessão mais profunda não se concretizaram em 2011” Foto: Nuno Ferreira Santos

O ministro das Finanças reiterou hoje que o aumento da taxa de desemprego é uma preocupação para o Governo, mas que é também um estímulo para acelerar as reformas estruturais.

Vítor Gaspar discursava hoje no encerramento da conferência Growth and Competitiveness under Adjustment (“Crescimento e Competitividade no âmbito do Ajustamento”), que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

O ministro das Finanças começou por dizer que, no passado, o Governo conseguiu consolidar as contas públicas em paralelo com uma contracção da actividade económica menor do que a prevista. “Os receios de uma recessão mais profunda não se concretizaram em 2011”, afirmou. No entanto, Vítor Gaspar reconheceu que “a evolução do desemprego é motivo de grande preocupação”, visto que tem vindo a aumentar e está em níveis mais elevados do que o previsto.

Para o ministro, esta evolução do desemprego “ilustra que a situação estrutural do mercado de trabalho antes da crise era pior do que se esperava”. Mas, afirma Gaspar, é também “um estímulo para acelerar reformas estruturais” e para criar condições para o crescimento sustentado.

Sugerir correcção
Comentar