KingOfTheAnts/Flickr
Foto
KingOfTheAnts/Flickr

Megafone

DogTV: existe um canal de televisão só para cães

Quando achamos que já não há espaço para mais originalidade nos media, eis que surge um canal de televisão canino. Ainda em fase experimental, a DogTV é emitida por cabo 24/7 na zona de San Diego, nos Estados Unidos

O mundo da televisão, apesar de parecer ter tudo, está em constante evolução. Isso é verdade ainda hoje, quando parece haver menos espaço para a verdadeira originalidade. Acaba de ser inaugurada a DogTV, a primeira televisão, como os próprios dizem, "para caninos e para os humanos que deles mais gostam".  

Em emissões ininterruptas 24/7, a grelha da DogTV propõe-se a "ajudar a estimular, entreter, relaxar e habituar os cães com programas que os exponham a vários movimentos, sons, objectos, experiências e padrões comportamentais, sempre do ponto de vista do cão".

A programação inclui pequenos segmentos de três a seis minutos, com três temáticas intercaladas: descontracção (período de programação com cenas e sons da natureza, acompanhados de música calma, durante o qual o homem e cão aparecem a interagir de um modo calmo e pacato); estimulação (período de programação na qual o cão é o centro da atenção, já com música com mais dinâmica, com cenas de actividades de vários cães em interacção com pessoas em ritmo de brincadeira); e, por fim, exposição (período em que se apresentam situações do dia-a-dia de cães de várias raças (sem música), bem como sons e imagens que estimulam os cães de um modo único).  

De notar, ainda, o facto de haver uma alteração nas cores da emissão, a qual visa um ajuste à visão canina. Embora a imagem possa parecer ter uma coloração saturada, não se trata de um defeito ou insuficiência técnica, mas sim de um processo estudado que vai as encontro das necessidades do espectador principal, o cão.  

Por enquanto, não estão definidos períodos de publicidade ou de um "horário nobre", mas com a evolução do canal, essas situações estão previstas. Ainda em emissões experimentais, apenas na grelha de televisão por cabo da zona de San Diego, a DogTV vai estar disponível também em "stream" de vídeo online em dogtv.com e ter um custo mensal de 4.99 dólares (aproximadamente 3,80 euros).