iTunes faz descontos: música portuguesa a 4,99 euros

A loja iTunes, da Apple, está a fazer uma campanha de descontos: a promoção “inclui cerca de 140 álbuns”, disponíveis a preços “ a partir de 4,99 euros”

Foto
Nuno Ferreira Santos

A loja iTunes, da Apple, está a fazer uma campanha de descontos na compra de álbuns de artistas portugueses. A promoção “inclui cerca de 140 álbuns”, disponíveis a preços “ a partir de 4,99 euros”, informa a empresa. Tipicamente, os preços dos álbuns no iTunes rondam os dez euros, embora haja álbuns mais baratos e outros mais caros. 

A campanha inclui artistas como os Xutos & Pontapés, André Sardet, Ornatos Violeta, Rui Veloso, Jorge Palma e GNR – todos com álbuns à venda por 4,99 euros. 

A campanha, apenas para clientes em Portugal, termina a 1 de Maio. O preço unitário das canções – que varia entre 0,99 euros e 1,20 euros – mantém-se inalterado.

A Apple fez este anúncio dias depois de ser conhecida a facturação das editoras de música no ano passado. Os 22,4 milhões de facturação são metade do valor apurado em 2008.

Os dados da Associação Fonográfica Portuguesa (AFP), que representa quase a totalidade da indústria, traçam um cenário negro, com quebras sucessivamente mais significativas: uma descida de 16,4% de 2008 para 2009; de 19,3% entre 2009 e 2010; e de 22,5% 2010 para 2011. 

No dia em que foi noticiada uma segunda condenação em Portugal por partilha ilegal de ficheiros (a um estudante condenado a pena suspensa de dois meses de prisão, Eduardo Simões, o director-geral da AFP, entidade que fez a queixa que originou o processo, volta a defender uma alteração legislativa que despenalize a prática. 

O sistema actual, que criminaliza a partilha não autorizada, é "inadequado por lidar com um fenómeno massificado", observa Eduardo Simões. "É desadequado tratar na barra do tribunal casos que, na esmagadora maioria, se referem a cidadãos que estão inseridos socialmente. Defendemos totalmente uma despenalização".  

Sugerir correcção
Comentar