INOV Contacto: cortes nas bolsas podem afastar estagiários

Bolsas atribuídas pela AICEP a estagiários do INOV Contacto passam a estar sujeitas a descontos para o IRS e a Segurança Social

Foto
Gonçalo Português

Depois do atraso de quase seis meses que marcou a edição de 2011, os participantes do INOV Contacto – programa de estágios internacionais para jovens quadros, que aprovou 250 candidaturas na actual edição - enfrentam novo problema. A obrigatoriedade de se descontar sobre o valor das bolsas o IRS e a contribuição para a Segurança Social (SS) levou os futuros estagiários a questionar a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) se os valores líquidos seriam suficientes para fazer face aos custos no país de acolhimento ao longo do estágio.

 

João (nome fictício), um dos participantes da 16ª edição do INOV Contacto, alerta: “O problema é que este valor é igual ao das edições passadas e tem um corte de 20 e tal por cento com os descontos para a SS e o IRS”. A AICEP atribui aos concorrentes seleccionados uma bolsa mensal de 840 euros e um complemento de estadia que varia entre 800 e 1200 euros destinados a despesas de alojamento e transportes, mas, em termos líquidos, o valor auferido pelos estagiários ascende, no máximo, a 1500 euros.

 

“Estamos naquela expectativa de saber se o valor vai dar para lá estar”, afirma João. A AICEP nega que tal possa constituir um obstáculo à permanência dos estagiários no programa, uma vez que “o subsídio de alojamento varia de acordo com o índice de custo de vida da ONU, estando indexado à última publicação do mesmo, à data de partida dos estagiários para os diversos mercados”.

 

AICEP recusa-se a aumentar valor das bolsas

João conta que um dos participantes procurou calcular os custos de vida para cada um dos países que oferecem estágio e comparar com o apoio financeiro prestado pela AICEP, concluindo que, em alguns dos casos, o valor era escasso. Por isso, os jovens confrontaram a AICEP com as estimativas. “No caso de Angola, um dos mais problemáticos, disseram-nos que caso houvesse uma empresa a acolher estágio, teria que providenciar alojamento ao estagiário. E este era o único caso em que isso se verificava.” Nos outros países em que se repetia o cenário, os custos “estariam por conta do estagiário”, acrescenta João.

 

A AICEP descarta a hipótese de aumentar o valor das bolsas e salienta: “Os candidatos foram devidamente informados desta questão antes de integrarem o estágio; se mantiveram as candidaturas é porque continuam a entender que se trata de um programa interessante e que se pode traduzir numa mais valia para as suas carreiras.”

 

O INOV Contacto destina-se a jovens com idade até aos 30 anos, que estejam desempregados ou à procura do primeiro emprego, e proporciona uma experiência de trabalho em contexto internacional. Esta edição recebeu cerca de 5000 candidaturas a um programa onde, estima a AICEP, 50% dos jovens participantes são convidados a ficar nas empresas depois do estágio. 

Sugerir correcção
Comentar