Bertrand anuncia mascote e expõe trabalhos de ilustradores

O concurso “Leitores de todos os tamanhos”, lançado pelo grupo para ter uma mascote dirigida aos leitores mais jovens, premiou a criação de um menino em fato de dragão. A qualidade das propostas levou a Bertrand a organizar uma exposição

Fotogaleria
Fotogaleria

O desafio consistia em desenhar uma “figura amigável e divertida”, capaz de incentivar o gosto pela leitura no público infanto-juvenil. A tarefa ficou a cargo dos 276 ilustradores que fizeram chegar as suas propostas ao júri da Bertrand, onde constava a autora Carla Maia de Almeida e a jornalista Rita Pimenta.

 

A personagem mais criativa, com o potencial de levar os mais pequenos a espreitar a estante, foi concebida por Catarina Correia Marques, licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. A vencedora foi recompensada com 2500 euros.

 

A participação no concurso reunia algumas exigências, nomeadamente a representação da mascote em várias posições: em pé, sentada, de braços abertos (de forma convidativa), a brincar, a ler e a dizer adeus.

 

De acordo com a assessora Margarida Ferra, “o júri tentou premiar o facto da ilustração reflectir um trabalho de autor e remeter para o universo próprio da leitura,  como algo que nos transporta para outro lugar e faz de nós outras personagens”.

 

Por outro lado, acrescenta, a vontade da Bertrand em promover o concurso “Leitores de todos os tamanhos” traduz o reconhecimento do trabalho dos ilustradores que “também fazem parte do universo de pessoas que participam na produção de um livro, e de uma forma criativa. Pareceu-nos mais interessante lançar o concurso do que adjudicar o trabalho directamente a uma empresa”.

 

Além da mascote triunfante, “ainda sem nome”, a Bertrand irá dar a conhecer outros dos trabalhos que o júri considerou “muito interessantes”, numa exposição, “provavelmente” a realizar-se na Bertrand do Chiado, recentemente distinguida pelo Guinness como a mais antiga em funcionamento.

Sugerir correcção
Comentar