Crónica de jogo: Gu Sporting Gara

Foto
Capel festeja o seu golo frente ao Athletic Bilbau Foto: Francisco Leong/AFP

A frase foi dita na véspera por Sá Pinto na sala de imprensa do Estádio de Alvalade, mas depois do jogo desta quinta-feira terá um novo impacto em Bilbau e valerá uma tradução para a língua basca: “Gu Sporting gara!”. Que é como quem diz: “Nós somos o Sporting!”. Uma grande exibição dos lisboetas valeu uma emocionante reviravolta no marcador e um justo triunfo no jogo da primeira mão das meias-finais da Liga Europa. O resultado, 2-1, só peca por escasso.

Não tem sido brilhante a temporada "leonina" a nível interno, mas a equipa tem tido um comportamento de campeão na UEFA. Alcançou a oitava vitória consecutiva em casa, onde não perde há 12 jogos para as competições europeias. A final ainda está longe de ser confirmada, mas nesta quinta-feira a equipa demonstrou que tem todas as condições de a alcançar. Pela primeira vez nos últimos dias, os sportinguistas esqueceram o caso Cardinal e as acusações que pairam sobre Paulo Pereira Cristóvão.

Não foi por falta de oportunidades que o Sporting saiu para o intervalo sem golos, após uma primeira parte bem disputada, com nota elevada para a equipa da casa. Bem estudado o adversário, os “leões” portugueses foram eficazes a anular os “leões” espanhóis (que é também a alcunha da equipa de Bilbau), retratados como uma espécie de Barcelona basco.

Com uma defesa irrepreensível (a única falha de marcação aconteceu no único lance de perigo criado pelo Athletic, aos 13’, com Llorente a cabecear, sem oposição, por cima da baliza) e um meio-campo extremamente combativo, a vencer a grande maioria dos duelos, os lisboetas foram menos agressivos em termos atacantes. Mas nem por isso deixaram de estar muito próximos do golo.

Podia ter surgido logo aos 9’, quando um perdulário Wolfswinkel, enquadrado com a baliza, com tempo e espaço, rematou ligeiramente ao lado. Seria o primeiro de vários lances ofensivos construídos por André Martins, chamado a render Matías Fernández, que ficou de fora por problemas musculares. O jovem médio não desiludiu e foi uma referência determinante em termos defensivos, com inúmeras recuperações de bola, e nas transições atacantes.

Nos derradeiros cinco minutos da primeira metade, o Sporting voltou a carregar no acelerador e, aos 43’, Wolfswinkel voltou a falhar o alvo. Mas mais chocante seria a perdida de Insúa que, sozinho perante Iraizoz, falhou o remate em cima dos 45’, após um veloz contra-ataque conduzido por Capel.

Mesmo sem golos, a exibição agradou aos adeptos sportinguistas, que aplaudiram a equipa quando o árbitro apitou para o intervalo.

Motivado, o Sporting regressou com o mesmo espírito e disposição para o reatamento, mas, aos 54’, iria inesperadamente ao tapete. Um livre cobrado por Susaeta encontrou, no segundo poste, o esquecido Aurtenetxe, que atirou para o fundo das redes de Rui Patrício. Os bascos comprovavam em Lisboa que os lances de bola parada são uma das suas especialidades.

E voltaram a demonstrá-lo cinco minutos depois, na sequência de um canto, apontado também por Susaeta, com Amorebieta a atirar ao poste direito da baliza leonina, aproveitando o desnorte momentâneo da equipa da casa, que sentiu muito o golo.

O Sporting demorou a responder, mas fê-lo, aos 69’, com o terceiro desperdício da noite de Wolfswinkel, após um excelente cruzamento de Capel, na direita. Falhou o ponta-de-lança, mas não perdoaria, sete minutos depois, o defesa esquerdo Insúa, com um cabeceamento espontâneo no centro da área.

O público em Alvalade foi ao rubro, pediu a reviravolta e esta seria servida com requinte, aos 80’. Izmailov (que viu o amarelo aos 60’ e irá falhar o jogo da segunda mão) conduziu o ataque, tocou para Capel, que atirou uma bomba de fora da área. Quatro minutos depois, o incansável espanhol era rendido por Pereirinha e aplaudido de pé enquanto abandonava o relvado. E estava ainda a sentar-se no banco quando Carrillo falhou incrivelmente o 3-1.

Será com uma vantagem mínima, mas com grande demonstração do seu potencial, que o Sporting vai decidir a passagem à final da Liga Europa, na próxima quinta-feira, em Bilbau.

POSITIVOSá Pinto

Guardiola pode considerar Bielsa o melhor treinador da actualidade, mas nesta quinta-feira o novato Sá Pinto deu uma lição ao argentino. Estudou muito bem o adversário e voltou a aproveitar em seu proveito alguma soberba do adversário.


Capel

O espanhol reencontrou o Athletic e foi um gigante. O golo coroa uma grande exibição.


Defesas esquerdos

Em dia de pouco acerto dos pontas-de-lança, foram os laterais esquerdos das duas equipas a abrirem o marcador para as duas equipas.


NEGATIVOAthletic

Sai de Alvalade com um resultado negativo, mas lisonjeiro. Muitas vezes comparada ao Barcelona, a equipa basca de catalã não teve nada.


Ficha de Jogo

Sporting, 2


Athletic Bilbau, 1


Jogo no Estádio José Alvalade, em Lisboa. 
Assistência 37.286 espectadores. 


Sporting

Rui Patrício, João Pereira a67’, Anderson Polga, Xandão, Insúa, Carriço (Carrillo, 68’), Schaars, André Martins (Rubio, 76’), Izmailov a61’, Capel (Pereirinha, 84’) e Wolfswinkel. Treinador Sá Pinto


Ath. Bilbau

Iraizoz, Iraola, Ekiza, Amorebieta, Aurtenetxe, De Marcos a11’, Iturraspe a29’, Ander Herrera (San José, 73’), Susaeta (Ibai, 83’), Muniain e Llorente a86’ (Toquero, 87’).Treinador Marcelo Bielsa

Árbitro

Jonas Eriksson, da Suécia.

Amarelos

De Marcos (11’), Iturraspe (29’), Izmailov (61’), João Pereira (67’) e Llorente (86’).

Golos

0-1, Aurtenetxe, aos 54’; 1-1, por Insúa, aos 76’; 2-1, por Capel, aos 80’. 


Notícia actualizada às 22h52
Sugerir correcção
Comentar