Sá Pinto promete equipa imune às polémicas

Foto
Sá Pinto bem-disposto na conferência de imprensa Foto: Francisco Leong/AFP

Sporting está focado na recepção ao Athletic de Bilbau, na Liga Europa, e “sabe filtrar os factores adversos”, afirmou nesta quarta-feira o treinador, Sá Pinto, referindo-se à polémica envolvendo o vice-presidente Pereira Cristóvão.

“A nossa equipa está totalmente concentrada, envolvida e focada neste grande jogo. Todos os factores adversos à equipa, ela própria sabe filtrar, ultrapassar ou dar-lhes a importância que tem de dar nestas circunstâncias. A nossa equipa não se desvia um milímetro dos seus objectivos”, disse o técnico, em conferência de imprensa, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

O Sporting vai disputar a primeira mão das meias-finais da prova europeia com a equipa basca a partir das 20h05 de quinta-feira, sob arbitragem do sueco Jonas Eriksson, numa semana ainda marcada pela investigação que decorre e o alegado envolvimento de Paulo Pereira Cristóvão num esquema para colocar em causa o árbitro auxiliar José Cardinal.

Um dos capitães de equipa, o brasileiro Anderson Polga, também desvalorizou o sucedido, vincando que o plantel está habituado a acontecimentos do género.

“Estamos acostumados, já aconteceu em todo o lado. Surgem sempre coisas, mas não deixamos entrar no nosso trabalho. Estamos apenas focados no que é importante, a competição e o nosso trabalho diário”, afirmou o defesa central.

Sá Pinto elogiou o futebol do Athletic Bilbau, sobretudo com o técnico argentino Marcelo Bielsa, que equiparou aos homólogos do Real Madrid e do Barcelona, o português José Mourinho e o catalão Pep Guardiola, como “os três melhores treinadores do Mundo”.

“É uma equipa muito equilibrada em todos os momentos de jogo, muito perto do jogo do Barcelona, não sei se é um ‘Barça B’, como diz a imprensa”, disse, reconhecendo algum ascendente do adversário, “uma superequipa, que já está na final, segundo a Comunicação Social”.

O treinador dos “leões” avaliou os pontos fortes do conjunto de Bilbau, que “privilegia a organização ofensiva”, “chega a zonas de finalização de forma rápida e vertical, com seis ou sete jogadores” e apresenta “grande mobilidade e criatividade”, além de “um ritmo alto e muita intensidade ao longo de todo o jogo, sempre frenética”.

“Os nossos argumentos são confiar nas nossas capacidades, qualidades, concentrar-nos no que temos de fazer, mantendo o equilíbrio, jogando o nosso futebol de qualidade sempre que o podermos fazer. Não tememos ninguém, somos o Sporting, com 106 anos de história, com carreira de respeito também na Europa, mas somos humildes. Vamos dar tudo e lutar até ao final”, vincou.

Polga recusou atribuir favoritismos e defendeu que o Sporting, com o seu “trabalho, dedicação e esforço”, tem condições “para seguir em frente nesse sonho que é de todos”.

“As quatro equipas ainda em prova têm capacidade de vencer. Todos nós sabemos do valor desta equipa e da forma como se entrega, mas também sabemos das nossas qualidades. Temos de acreditar nas nossas competências, com respeito pelo adversário, sempre com os pés bem assentes no chão”, concluiu.

Sugerir correcção
Comentar