Voxels: uma dupla para as pistas de dança

Os Voxels nasceram há cerca de um ano no Porto. Remisturaram o single "Hangover" (Bababa) dos Buraka Som Sistema e acabam de lançar “Nasty” que promete agitar as pistas de dança

Foto
Pedro Pinto e Pedro Chamorra DR

Chamam-se Voxels. Não são píxeis tridimensionais, mas sim uma dupla de música electrónica que nasceu no Norte. Pouco a pouco, está a conquistar as pistas de dança do país.

Pedro Pinto e Pedro Chamorra sempre estiveram ligados à música. Há cerca de um ano juntaram-se e formaram os Voxels. “Desde que nos conhecemos, percebemos que havia uma série de gostos em comum e vontade de fazer coisas”, explicou ao P3 a recém-criada dupla que, ao que parece, veio para ficar.

"O nome Voxels pareceu apropriado porque ambos trabalhamos com gráficos e sonicamente tentamos explorar o espaço numa música que é essa ‘terceira dimensão’”, explica a dupla de produtores.

Estrearam-se na editora Enchufada depois de remisturarem um single dos Buraka Som Sistema. “Nós tínhamos feito um bootleg remix da "Hangover" ("Bababa"), eles [a Enchufada] ouviram, gostaram e queriam editar assim como estava”, explicam os jovens. “Mas depois lá nos passaram as partes da música e acabamos aquilo como deve ser”, acrescentam salientando que o resultado final “não ficou longe da ideia inicial”.

A música que levam às pistas de dança relembra a nostalgia dos anos 90 misturada com o ritmo electrizante dos sons actuais. “A conjugação dos diferentes estilos e das influências, os instrumentos que usamos e a forma como os usamos irá ganhar uma característica única”, dizem. “É a nossa tentativa de interpretar a música de que gostamos”, acrescenta a dupla.

A inspiração, dizem que vem de uma ideia ou de um som. “Idealmente de ambos”, acrescentam. “Pode acontecer estarmos a ouvir um álbum de rock progressivo dos anos 90 e ter uma ideia para uma música house”, exemplifica a dupla. Apesar de gostarem de vários tipos de música, da electrónica os Voxels destacam a “facilidade de pegar num portátil e nuns headphones e de fazer música em qualquer lado, a qualquer hora”.

Quanto ao segredo para conseguir que uma pista inteira dance ao som que criam, parece fácil: “Por a música na altura certa!”, dizem os membros da dupla.

Em Março lançaram o single de estreia Nasty ao qual se seguirá a faixa Cunt. Para os próximos tempos, os Voxels prometem novidades. “Continuamos a fazer música nova todos os dias, com o objectivo de editar um álbum mais para o final do ano, com uns quantos EP's originais entretanto”, revelaram ao P3.

Sugerir correcção
Comentar