Foto

Capa para computadores e telemóveis que se auto-regenera criada no Japão

Inovação que corrige os riscos e faz os aparelhos parecerem novos, em apenas 10 segundos, foi criada por empresa japonesa

A Toray, uma empresa japonesa, apresentou, este mês, no "4th Highly-functional Film Technology Expo", em Tóquio, uma capa para computadores e telemóveis que se renova depois de riscada. Só é necessário aguardar 10 segundos e esperar que o aparelho não se risque mais de 20 mil vezes.

A espessura da capa é de apenas 0,001 milímetro, mas o segredo parece estar nos materiais elásticos que a compõem, bem como na sua capacidade amortecedora. Ainda assim, a empresa não pretende revelar os detalhes da fórmula quase "mágica" com que espera encaixar mais de 18 milhões de euros.

Para já, só irá ser feita uma versão para computadores e telemóveis, mas a ideia é alargar o produto ao mercado dos "smartphones", uma vez que a tendência para estes aparelhos se desgastarem é maior. Além disto, uma outra desvantagem é o facto de a capa só estar preparada para corrigir riscos.

Qualquer tipo de acidente mais grave com os aparelhos, como pode ser o caso de uma perfuração, vai ter de ser tratado com um método menos mágico. Ainda assim, a Toray garante que o sucesso na correcção dos riscos é visível, ainda mais se as temperaturas forem baixas. A empresa garante que irá produzir o produto massivamente mas, para já, não divulgou nenhum vídeo da capa auto-regenerativa.

Sugerir correcção