Ms. Phoenix/Flickr
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Color Forecast, o "big brother" que te ajuda a vestir

Neste momento, a tendência em Paris é azul escuro, em Milão é verde-lima e em Antuérpia vermelho. O Color Forecast foi desenvolvido por um português

Com o Color Forecast já não há motivos para não se vestir com a cor certa. Trata-se de um novo site que divulga qual a tendência cromática das principais capitais da moda europeias: Paris, Milão e Antuérpia. Em tempo real, o Color Forecast responde a uma eterna dor de cabeça do imaginário feminino: qual a cor que devo vestir hoje?

Trata-se de uma iniciativa da agência criativa Happiness Brussels que arrancou em Setembro e que, com recurso a câmaras de vídeo de alta definição instaladas nas zonas mais "fashion" das cidades, permite detectar quais as cores que as pessoas mais vestem.

Pedro Miguel Cruz (vive actualmente em Singapura, mas nasceu em Viseu) é o português responsável pelo "programa que decorre em servidores e olha para as cores em movimento", explica o estudante de doutoramento em Engenharia Informática pela Universidade de Coimbra.

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A aplicação acumula píxeis durante determinados períodos de tempo e, posteriormente, agrupa-os em conjuntos de cores, com base num critério de proximidade cromática. A próxima fase consiste na criação de uma base de dados que disponibiliza a paleta cromática mais frequente nos locais monitorizados. Desta forma, o internauta pode ter acesso às cores mais vestidas a cada hora do dia, a cada dia da semana e qual a variação ao longo do mesmo ou, ainda, ter uma perspectiva mensal das tendências. "É uma ideia interessante que permite ter uma visão das cores que se estão a usar", refere Pedro.

Uma ideia gira para Portugal

"Posso escolher se prefiro diluir-me na tendência cromática ou dar um grito de liberdade e vestir cor de laranja quando todos vestem azul", exemplifica. Numa equipa constituída por dez pessoas, a maioria a viver em Bruxelas, Pedro é o único português. Habituado a ambientes internacionais, diz que a experiência "correu bem". "Mas foi tudo feito à distância e, às vezes, é bom estar com as pessoas", afirma o investigador.

Um clique numa cor oferece ao utilizador algumas sugestões de vestuário nessa mesma tonalidade, funcionalidade que resulta de uma parceria entre o Color Forecast e a marca de vestuário Pimkie. Sobre a possibilidade de o Color Forecast poder ser desenvolvido numa cidade portuguesa, Pedro assegura que, "se há Pimkie no Porto ou em Lisboa", vai recomendar a aplicação à equipa. "É uma ideia gira para se trazer para Portugal", acrescenta.

Embora pareça mais vocacionado para um público feminino, os homens poderão, igualmente, sentir-se atraídos por esta inovação que nunca colocou o utilizador tão próximo das tendências europeias, uma vez que todo o processo pode ser acompanhado, via streaming, na homepage do site.

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