Euribor a três meses desceu para o “nível psicológico” dos 0,75%

Foto
Um estrangeiro que compre um imóvel de, pelo menos, 500 mil euros pode beneficiar de visto gold Fernando Veludo/NFactos

As taxas Euribor continuaram hoje descer em todos os prazos, com a Euribor a três meses a baixar para o seu nível de 25 de Junho de 2010, fixando-se em 0,75%.

A Euribor, a seis meses, que em Portugal serve de principal indexante do crédito às empresas, recuou 0,003 pontos percentuais, fazendo recuar a taxa neste prazo para uma queda consecutiva desde há 80 sessões, de acordo com o fixing diário da Federação Europeia de Bancos.

As descidas das taxas Euribor nos diferentes prazos têm apresentado uma tendência consistente desde Dezembro, reflectindo a taxa de juro de referência do Banco Central Europeu (BCE), que se situa em mínimos históricos, e a injecção de liquidez de um bilião (um milhão de milhões) de euros a três anos efectuada pelo banco emissor da zona euro entre Dezembro e Fevereiro.

Por sua vez, a queda de hoje de 0,004 pontos percentuais na Euribor a seis meses pôs a taxa em 1,044%, constituindo uma boa notícia para quem tem empréstimos a pagar pela compra de casas, pois em Portugal é o indexante mais utilizado no crédito para aquisição de habitações.

A 12 meses, a Euribor registou uma queda de 0,006 pontos percentuais, para 1,375%.

As taxas Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de bancos está disposto a emprestar dinheiro no mercado interbancário.

Sugerir correcção
Comentar