Rei Juan Carlos operado a uma fractura sofrida em safari no Botswana

Foto
O monarca espanhol durante um safari no Botswana à frente de um elefante morto numa fotografia colocada no site da Rann Safaris DR

O rei Juan Carlos de Espanha foi submetido a uma intervenção cirúrgica, na última madrugada, em Madrid, depois de ter fracturado a anca numa queda durante uma expedição de caça no Botswana.

Segundo um comunicado da casa real, o monarca espanhol, de 74 anos, “sofreu uma fractura em três pontos da anca direita, associada a uma artrose na mesma articulação” durante uma “viagem particular” ao Botswana. Durante a intervenção, conduzida por um cirurgião que já operou outras vezes o rei, foram reconstruídas as fracturas e “colocada uma prótese na anca”.

Apesar de o comunicado oficial não o mencionar, a imprensa espanhola adianta que Juan Carlos estava no Botswana para participar numa expedição de caça grossa (animais de grande porte, incluindo o elefante), tendo caído quando se encontrava no acampamento. Após o acidente foi transferido de emergência para Madrid, numa viagem que terá durado dez horas, tendo sido operado ainda durante a noite.

A edição online do diário “El País” adianta que Juan Carlos deverá permanecer internado durante dez dias, a que se seguirá uma convalescença de pelo menos 45 dias. Esta é a oitava cirurgia a que o rei espanhol é submetido desde a década de 1980, três das quais realizadas após acidentes sofridos durante actividades desportivas. Em Maio do ano passado, os cirurgiões removeram-lhe um tumor do pulmão, que garantiram ser benigno, no Verão do ano passado colocaram-lhe uma rótula artificial no joelho direito e, meses depois, foi operado ao tendão de Aquiles.

Ainda assim, e apesar dos 74 anos, continua a praticar várias actividades desportivas: desistiu do esqui, após vários acidentes que lhe deixaram sequelas, mas continua a praticar vela e caça.

O acidente durante a expedição de caça ocorreu dias depois de o neto mais velho do rei espanhol, Juan Froilan, ter sido também submetido a cirurgia de emergência, após ter disparado acidentalmente contra um pé.

Sugerir correcção
Comentar