O Instagram não tem qualquer fonte de receita Justin Sullivan/Getty Images/AFP
Foto
O Instagram não tem qualquer fonte de receita Justin Sullivan/Getty Images/AFP

Facebook compra Instagram por mil milhões de euros

O conhecido serviço para partilhar fotografias, com uma estética inspirada nas máquinas Polaroid, foi parcialmente pago em acções

O Facebook anunciou que vai comprar a aplicação de partilha de fotografias Instagram por mil milhões de dólares (762 milhões de euros), parcialmente pagos em acções. O Instagram, desenvolvido nos EUA, é um conhecido serviço e aplicação móvel para partilhar fotografias. Permite usar vários filtros nas imagens e dá-lhes uma forma quadrangular e uma estética inspirada nas clássicas máquinas Polaroid.


Há muito popular entre utilizadores dos dispositivos da Apple, o Instagram foi lançado este mês para sistemas Android e a aplicação, que é gratuita, ultrapassou o milhão de descargas no primeiro dia em que esteve disponível para esta plataforma.


Tanto o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, como o do Instagram, Kevin Systrom, garantiram que a aplicação continuará a ser desenvolvida de forma independente daquela rede social. Os utilizadores do Instagram poderão continuar a usá-lo para partilhar fotografias noutras redes, o que actualmente inclui sites como o Twitter, o rival Google+ e a rede de blogues Tumblr. Os "amigos" do Facebook também estarão separados da rede de seguidores que cada utilizador tem no Instagram.


“Este é um marco importante para o Facebook, porque é a primeira vez que compramos um produto e uma empresa com tantos utilizadores. Não planeamos fazer muitas mais destas, se é que alguma”, escreveu Zuckerberg, numa nota a anunciar aquela que é a maior compra feita pela empresa até agora.


O negócio, para o qual o Facebook não esperou pelo capital que deverá encaixar quando finalmente entrar em bolsa, deverá estar concluído neste trimestre. O Instagram, criado em 2010, tinha conseguido vários milhões em investimento de capital de risco, mas não tem qualquer fonte de receita.