Sogrape compra a espanhola Bodegas LAN, da Rioja

Foto
Foto: DR

O montante do negócio não foi revelado, mas trata-se de uma grande aquisição, uma vez que a Bodegas LAN é uma empresa de dimensão significativa em Espanha. Está sediada na mais prestigiada região espanhola, a Rioja (uma “marca” que vende por si só), e tem operações também nas Rias Baixas, Rueda e Ribera del Duero. “É um projecto ambicioso e ousado, num enquadramento económico adverso”, afirmou Salvador Guedes, o presidente da Sogrape. A compra foi financiada por bancos portugueses e espanhóis.

Esta é a primeira vez que uma empresa portuguesa compra uma importante empresa de vinhos em Espanha. O negócio ganha maior relevância por acontecer num contexto de crise. “As boas oportunidades surgem, muitas vezes, em momentos de crise. E se não há dúvidas sobre o elevado potencial que esta operação aporta à Sogrape, deve também sublinhar-se que estamos perante um investimento de claro interesse nacional que reforça a presença da marca Portugal nos mercados internacionais”, sublinha Salvador Guedes.

Com a aquisição da Bodegas LAN, a Sogrape converte-se definitivamente num grande player mundial. O grupo dominado pela família Guedes já está presente na Argentina, com a Finca Flichman (vende cerca de 18 milhões de garrafas por ano), Chile (Los Boldos) e Nova Zelândia (Framingham).

A empresa espanhola não tem a mesma dimensão da Finca Flichman, o maior investimento externo da Sogrape, mas o seu valor estratégico é grande, porque está sediada na região espanhola com mais notoriedade mundial e porque possui um enorme potencial de crescimento nos mercados externos, já que irá beneficiar da estrutura de distribuição do grupo português em mercados importantes como os EUA, Angola, Ásia-Pacífico e Reino Unido.

A Bodegas LAN possui 108 hectares de vinhas e adegas modernas na Rioja e nas Rias Baixas (o centro de vinificação da Rioja está equipado com um armazém climatizado com capacidade para acolher 40 mil barricas) e produz cerca de 3,5 milhões de litros de vinho por ano, 70% dos quais são comercializados em Espanha. O volume de vendas em 2011 foi de 18,6 milhões de euros.

A marca mais importante é a LAN Crianza, um vinho feito exclusivamente de Tempranillo (a Tinta Roriz do Douro) e que é responsável por mais de 50 por cento das vendas da empresa. Do portefólio da Bodegas LAN fazem parte ainda as marcas Santiago Ruiz (Rias Baixas), Duquesa de Valladolid (Rueda) e Marquês de Burgos (Ribera del Duero).

A direcção geral da empresa continuará entregue ao actual presidente-executivo, o espanhol Enrique Abiega.

Sugerir correcção
Comentar