Britânicos proibidos de usar mangueira, apesar do regresso da chuva e da neve

Foto
Depois de uma semana excepcionalmente quente, ontem o frio abateu-se sobre o Reino Unido, com neve a cair no Norte Scott Campbell/AFP

As nuvens voltaram e até trouxeram neve. Mas os ingleses não se livram da proibição, a partir de amanhã, de usar mangueiras para regar jardins, lavar os carros e encher piscinas.

Depois de dois Invernos com muito pouca chuva, sete empresas britânicas de abastecimento de água tiveram de impor a interdição do uso de mangueiras, como uma das medidas para poupar água agora, de modo a tê-la no Verão. A partir de amanhã, quem for apanhado a violar esta norma incorre numa multa que pode chegar a 1000 libras esterlinas (cerca de 1200 euros).

A interdição abrange sobretudo as zonas Sul e Sudeste do Reino Unido, que mais têm sofrido com a deficiente precipitação. Na região de East Anglia, desde 1921 que nunca choveu tão pouco nos seis meses entre Setembro e Fevereiro como agora.

Em Março, a situação não se alterou muito. O relatório mais recente da Agência Ambiental britânica indica que, até à semana passada, dois terços dos rios monitorizados na Inglaterra e País de Gales estavam com um nível "excepcionalmente baixo". Pelo menos três pontos de amostragem de água subterrânea mostravam níveis "baixos" e a maior parte dos reservatórios à superfície encontrava-se abaixo da média.

O tempo entretanto mudou. Depois de uma semana excepcionalmente quente, ontem o frio abateu-se sobre o Reino Unido, com neve a cair no Norte, em especial na Escócia. A previsão é de tempo nublado nos próximos dias, com chuva forte no Norte, porém mais fraca no Sul.

Mas a chuva vem tarde. O Reino Unido já experimentara um Inverno seco em 2011, com pouca recarga das suas reservas de água. Após um segundo Inverno com pouca precipitação, a Agência Ambiental estimava, numa avaliação feita há um mês, que seria necessário "chuva muito acima da média em Março e Abril para garantir uma recuperação total" da situação. Março falhou a meta. Resta agora Abril.

As autoridades britânicas estão a apostar num cenário pouco desfavorável. Segundo a Agência Ambiental, não é provável que os aquíferos subterrâneos sejam recarregados significativamente nos próximos meses. "Estamos por isso a antecipar uma seca severa na Primavera e Verão de 2012", conclui a agência.

Até ao fim do Verão

As empresas de abastecimento de água parecem estar de acordo. Na passada segunda-feira, a South East Water - que abastece 2,1 milhões de consumidores nas áreas de Kent, Sussex, Surrey, Hampshire e Berkshire - admitiu, num comunicado, que "se a situação não melhorar significativamente" será preciso "introduzir restrições ainda mais amplas" do que a proibição do uso de mangueiras. Outras empresas falam em manter a proibição das mangueiras até ao fim do Verão.

As restrições no abastecimento colocam a situação do Reino Unido um degrau acima na escala de gravidade, em relação a outros países europeus que também passaram por um Inverno seco.

De Dezembro a Fevereiro, a Península Ibérica e o Sul de França foram as regiões onde menos choveu em relação ao normal, segundo o Global Precipitation Climatology Centre - um centro de dados de precipitação, operado pela agência alemã de meteorologia, sob os auspícios da Organização Mundial de Meteorologia (ver infografia).

Mas nem todos vêm de um ano anterior seco. Portugal, por exemplo, teve um Inverno chuvoso em 2011 e a seca deste ano apanhou as barragens ainda razoavelmente cheias.

Sugerir correcção
Comentar