Investigadores portugueses criam aplicação que controla casa a partir de telemóvel

Criada na Guarda aplicação de "baixo custo" para controlar à distância luz, temperatura e electrodomésticos. Podemos até ser alertados via SMS quando deixamos uma torneira aberta

Foto
A aplicação vai permitir controlar desde a iluminação, a climatização até os electrodomésticos TheGameWay/Flickr

Um professor de informática do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) desenvolveu uma aplicação que controla a rede domótica de uma habitação ou de um edifício a partir do telemóvel, informou esta terça-feira o responsável pelo projecto.

“Com esta aplicação conseguimos controlar toda uma casa à distância”, explicou à agência Lusa o docente do politécnico da Guarda Pedro Pinto, responsável pela implementação da plataforma denominada KNX Automatica.

O responsável adiantou que a invenção surgiu no âmbito de um trabalho desenvolvido no mestrado em Computação Móvel, leccionado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPG.

Controlar luz, clima e electrodomésticos

“Podemos controlar desde a iluminação, a climatização, os estores e até ligar ou desligar uma simples torradeira, através do envio de comandos a partir da rede local ou a partir de qualquer lugar, desde que tenhamos acesso à Internet”, disse.

Pedro Pinto assegurou que o sistema accionado a partir de um telemóvel que possua a aplicação Android também permitirá, a qualquer momento e de qualquer local, desligar a tomada de um aparelho que, por esquecimento, ficou ligado no interior da residência.

Também permite que o utilizador receba um alerta via SMS a informar que deixou uma torneira aberta em casa, para que possa tomar “medidas imediatas” e corrigir o problema, salientou.

“A ideia passa por podermos comunicar com a nossa casa e fazer, de fora dela, coisas que estamos habituados a fazer lá dentro”, reforçou. Esclareceu que a plataforma KNX Automatica só está desenvolvida para dispositivos com Android, mas também foi pensada para poder ser articulada a equipamentos da Apple ou ao Windows Phone.

A plataforma permite controlar um edifício que esteja equipado com sistema de domótica, mas o mentor do projecto anuncia que também pretende “adaptar e incluir um conjunto de funcionalidades” que permitam saber quais os gastos energéticos com um banho, uma lavagem de roupa ou de loiça, por exemplo.

Pedro Pinto referiu que já está a desenvolver as novas funcionalidades que irá associar à solução desenvolvida, para que “brevemente” a mesma possa ser colocada no mercado.

O investigador garante que a aplicação será disponibilizada a “baixo custo”, lembrando que na sua génese esteve a criação de “uma solução de muito baixo custo comparativamente com outros produtos idênticos que existem no mercado”.

A ferramenta KNX Automatica tanto pode ser utilizada em sistemas de domótica novos como nos já existentes nas habitações ou nos edifícios, indicou o docente do politécnico da Guarda.

Sugerir correcção
Comentar