Automobilismo

Hirvonen venceu o Rali de Portugal

Foto
Foto: Francisco Leong/AFP

Sempre a controlar, o finlandês Mikko Hirvonen, em Citroën, venceu a edição 2012 do Rali de Portugal e, graças aos 25 pontos amealhados, assumiu o comando do Mundial com 75. A segunda posição é ocupada pelo seu companheiro de equipa, o francês Sébastian Loeb, que nesta quarta prova do calendário WRC não somou qualquer ponto aos 66 que já tinha.

Com os Ford do norueguês Mads Ostberg (2.º) e do russo Evgueny Novikov (3.º, o primeiro pódio da sua carreira) nas posições seguintes da prova portuguesa, a grande reviravolta trazida pelos quilómetros finais foi a luta pelo quarto lugar, que acabou nas mãos de Nasser Al-Attiyah (Citroën) após uma luta com o checo Martin Prokop (Ford) que só se decidiu na última classificativa, Sambro 2.

Este troço tinha o estatuto de powerstage, pelo que atribuía pontos extra aos três mais rápidos. Com as condições meteorológicas a degradarem-se à medida que os pilotos foram saindo para a estrada, o espanhol Dani Sordo (Mini) foi o mais rápido, batendo o finlandês Jari-Matti Latvala (Ford) e o estónio Ott Tanak(Ford).

O português Armindo Araújo, em Mini, foi sétimo na powerstage e terminou o rali na 16.ª posição.