União Europeia vai apertar a luta contra o cibercrime

A Comissão Europeia anunciou esta quarta-feira a criação de um centro europeu dedicado ao combate ao cibercrime.

A comissária europeia dos Assuntos Internos, Cecilia Malmstrom, indicou ontem numa conferência de imprensa a partir de Bruxelas que este novo centro “irá reunir alguns dos ‘melhores cérebros’ europeus no combate ao cibercrime”.

Com instalações na cidade de Haia (Holanda), esta nova força europeia irá trabalhar em conjunto com a Europol, a polícia pan-europeia.

Espera-se que o centro entre em funções em Janeiro de 2013.

O combate às fraudes bancárias e ás fraudes envolvendo cartões de crédito será a principal ocupação desta equipa. “À medida que a ‘e-economia’ cresce, o cibercrime também cresce”, disse Cecilia Malmstrom.

Mais de um terço dos cerca de 500 milhões de cidadãos dos 27 países da UE fazem operações através de sistemas bancários online e estima-se que o custo total do cibercrime a cada ano ultrapasse os 290 mil milhões de euros.

“Cerca de 600 mil contas de Facebook são fechadas todos os dias por causa de tentativas de hacking”, disse Cecilia Malmstrom.

A partir do início de 2013 o novo centro a instalar em Haia será igualmente um ponto de encontro de todas as acções relacionadas com a ciber-segurança na Europa, incluindo campanhas de luta contra a ciber-pedofilia.

Sugerir correcção
Comentar