LIVKONTROL para iPad, um produto cem por cento nacional

Nuno Santos, DJ e engenheiro informático, apresentou ao P3 a sua criação: o mais simples e eficaz controlador remoto para o Ableton Live de todos os tempos

Apresenta-se como o mais simples e eficaz controlador remoto para o Ableton Live de todos os tempos. Chama-se LIVKONTROL — numa loja iTunes perto de ti — e foi concebido por um português em horário pós-laboral.

Nuno Santos é engenheiro informático e, como muitos DJ (o próprio vive com o alter ego LPX) e outros viciados em som, cresceu ao ritmo das actualizações do Ableton Live (a versão 8 foi lançada em 2009), software dedicado à criação musical, composição, escrita de músicas, gravação, produção, remistura e actuação ao vivo. “Conquistou uma posição standard no mercado devido à sua versatilidade e simplicidade. Outros exigem uma aprendizagem elevada. O Ableton é o tudo-em-um”, sublinha ao P3 Nuno Santos, 29 anos.

O segundo capítulo da história saiu da sua cabeça. “Nasceu de uma brincadeira. Tinha o iPad, sou programador... ‘deixa-me lá experimentar’”, recorda Nuno, um dos milhares de pequenos programadores que começaram a sair debaixo das pedras mal a Apple abriu as portas da sua loja à entrada de produtos independentes. Nuno Santos andou dois meses “nesta brincadeira” — leia-se “na base da aplicação” —, reservando duas ou três horas por dia.

“Depois tornei o projecto num assunto sério. Apliquei os princípios em que acredito e tornei a aplicação simples. Deixei marinar e falei com o designer Afonso Barbosa porque metade do caminho é o aspecto da app”, refere, entrelaçando parte do seu discurso com a filosofia “Steve Jobsiana”. “É uma aplicação ‘dummy proof’. Não é preciso ler manuais nem conhecer os IPs do computador. Quero rentabilizar até o tempo de aprendizagem. É, como a Apple nos habituou, simples”.

Para além de aplicações experimentais, muitas delas criadas em âmbito académico, este é um claro sinal de vitalidade da produção áudio nacional para iOS. A app LIVKONTROL (demonstrada no vídeo no topo desta página pelo produtor e DJ nacional RE:AXIS), disponível desde o dia 10 de Dezembro de 2011, pretende “evoluir para algo mais genérico porque actualmente depende exclusivamente do Ableton Live”. “É uma questão de tempo”, garante o seu criador.

Foto
É um aplicação dummy proof DR

LIVKONTROL está disponível para iPad por 2,99 euros, mas também existe a aplicação para iPhone (uma versão gratuita com algumas limitações técnicas). “Sabemos que existe concorrência neste nicho de mercado. O feedback, não sendo extraordinário, está a ser bastante interessante". São já cerca de 200 downloads da aplicação para iPad e cerca de 350 da versão iPhone. "Os elogios mais frequentes são a baixa latência, a simplicidade e o design”.

Foto
Os elogios mais frequentes são a baixa latência, a simplicidade e o design” DR
Sugerir correcção
Comentar