O segredo de Leonardo Jardim é “a gestão GALO”

Foto
Jardim gosta de andar de um lado para o outro Foto: Paulo Pimenta

Leonardo Jardim é o treinador-revelação desta temporada, tendo conduzido o Sporting de Braga à liderança do campeonato, quando faltam apenas seis jornadas para o fim da prova. O técnico, de 37 anos, explicou a sua filosofia de treino, num seminário em Ponte de Lima.

“Utilizo uma filosofia baseada numa interacção total. Não sou treinador de gabinete, mas de campo. Faço a gestão GALO: Gestão Andando de um Lado para o Outro. Não marco reuniões. Tenho a informação da fonte de uma forma directa”, explicou o técnico do Sp. de Braga, citado pelo jornal “Record”.

O dia-a-dia do treinador passa pelo constante contacto directo com quem o rodeia. “A ausência é quase sempre prenúncio de desgraça. Se um treinador estiver ausente e estiver dentro do gabinete, acaba despedido antes de a informação lhe chegar”, defendeu Jardim, citado pelo jornal “O Jogo”.

“Chego às 9 horas e ando no clube durante hora e meia. No final do treino volto a andar mais hora e meia. Ando às voltas, sem rumo, mas com disciplina. É nessas alturas que há maior fluxo de informação. Não ligo o computador, nem fico ao telemóvel com empresários. Converso com quem me cruzo, ando por zonas onde não era suposto andar”, acrescenta o treinador madeirense, que, antes do Sporting de Braga, passou por clubes como o Beira-Mar, Chaves e Camacha.

Nesta sua gestão GALO, Leonardo Jardim diz que nunca tem pressa e que evita rotinas e pessoas. “Observo e sinto o ambiente. Engraxo quem está abaixo, o roupeiro, o massagista... não o chefe. Escuto, escuto e escuto”, acrescenta o treinador.

Na filosofia de Leonardo Jardim, não podia, obviamente, falta a referência à forma como lidera o seu grupo de trabalho: “Por último, o mais importante: a equipa, que exige atenção constante. A coerência, nas palavras e actos, é fundamental. Os jogadores gostam de ser reconhecidos e temos de gerir os egos.”

No seminário “Da Formação ao Alto Rendimento”, organizado pela Associação Desportiva Os Limianos, Leonardo Jardim elogiou ainda a estrutura do Sporting de Braga, explicando que as tarefas estão bem divididas.

Sugerir correcção
Comentar