Merkel diz que Grécia sair do euro seria catastrófico

Foto
A discussão europeia tornou-se "quase num assunto de política doméstica" Michael Gottschalk

A chanceler alemã Angela Merkel considerou hoje em entrevista à televisão pública britânica BBC que a saída da Grécia da zona euro seria “catastrófica” devido aos seus problemas com a dívida.

A responsável alemã disse que Atenas enfrenta “um árduo e longo” caminho de recuperação após ter sido forçada a solicitar dois pacotes de ajuda financeira, mas definiu como um “enorme erro político permitir que a Grécia abandonasse” a moeda única.

“Tomámos a decisão de integrar uma união monetária. Não é apenas uma decisão monetária, é também uma decisão política”, referiu em entrevista a BBC, exprimindo-se em alemão e com a participação de um tradutor.

“Seria catastrófico dizer a alguém que decidiu ficar connosco, ‘já não o queremos’”, afirmou.

“A propósito, os tratados [da União Europeia] não permitem essa opção. Todo o mundo começaria a perguntar ‘quem será o seguinte?’. A zona euro ficaria incrivelmente enfraquecida”.

Questionada sobre o surgimento de um sentimento anti-alemão, devido à função dirigente de Berlim na tentativa de resolução da crise da dívida, Merkel considerou que “a discussão europeia em torno do euro tornou-se quase num assunto de política doméstica”.

E acrescentou: “Debatemos de forma muito intensa nos nossos parlamentos e utilizamos palavras duras. Isto tem também caracterizado os debates na Europa”.

Sugerir correcção
Comentar