Bundlr: dois estudantes portugueses querem revolucionar o "clipping"

Bundlr é uma ferramenta de "clipping digital" criada por portugueses. Um terço dos utilizadores é dos EUA e cerca de um quarto são portugueses

Foto
DR

Criado por dois estudantes de Engenharia em 2010, o Bundlr é uma ferramenta de "clipping", organização e partilha digital, que conta já com cerca de 11 mil utilizadores. À saída de um evento, em Maio de 2010, Sérgio Santos e Filipe Batista procuravam fotos, vídeos e outras informações sobre o mesmo. Encontraram a informação muito dispersa, mas não conseguiram achar nenhum serviço que permitisse a sua organização. Foi aí que decidiram criar uma ferramenta que permitisse agregar, manualmente, conteúdo "online" em pastas.

O projecto começou a ser desenvolvido em Setembro de 2010. Aproveitando o estágio do mestrado em Engenharia Informática da Universidade de Coimbra, os dois estudantes começaram a desenvolver o Bundlr, uma ferramenta de "clipping" digital. Mas como funciona o Bundlr?

Em declarações ao JPN, Sérgio Santos explica: "A ideia é criar uma pasta, a que chamamos 'bundle', por exemplo, sobre a cidade do Porto. O Bundlr cria um botão no 'browser' que permite que, cada vez que se encontre alguma página sobre o tema, esta possa ser directamente colocada na pasta já criada, com apenas um clique", refere. Depois de criada a pasta, é possível partilhá-la com quem se quiser ou até mesmo incorporá-la numa página ou numa rede social.

Vídeos do YouTube, imagens, texto, áudio, mensagens do Twitter, "links", podcasts ou "slideshows". O Bundlr suporta todo o tipo de conteúdos, e é essa a principal vantagem que tem em relação a ferramentas do mesmo género, como o Pinterest. Além disso, Sérgio Santos salienta a facilidade do processo. "O utilizador não tem de copiar e colar informação ou copiar um código. Com alguns 'cliques', pode organizar tudo", diz.

Foto
Sérgio Santos, Filipe Batista e Pedro Gaspar são os membros da equipa Bundlr DR

Quase 11 milhares de utilizadores 

De acordo com Sérgio Santos, o Bundlr conta já com cerca de 11 mil utilizadores. "Um terço dos utilizadores é dos EUA e cerca de um quarto são portugueses", avança o co-fundador, garantindo, no entanto, que grande parte dos utilizadores estão espalhados pelo mundo.

Os utilizadores pertencem a vários países europeus, muitos também são do Brasil e até de países asiáticos, como a Índia ou o Japão. O Bundlr já foi utilizado, por exemplo, pelo jornal holandês Trouw, que reuniu os "tweets" ligados a um artigo publicado "online", de maneira a perceber a reacção dos leitores em relação ao mesmo.

A ferramenta foi, inicialmente, pensada para profissionais da informação, e foi nesse mercado que os criadores do Bundlr apostaram. No entanto, Sérgio Santos afirma que se verificou uma grande adesão por parte de públicos mais variados, com interesses mais triviais.

"Hoje em dia, muitos usam o Bundlr para reunir informação sobre os seus 'hobbies', guardar as suas bandas favoritas ou um conjunto de vídeos de concertos de um festival", revela. Sérgio Santos garante que o projeto está em constante evolução. Prova disso é que a equipa já foi alargada, com a entrada do programador Pedro Gaspar.

Para já, o Bundlr funciona como uma ferramenta, mas a ideia é transformá-lo numa "plataforma". "O objetivo é ir ao Bundlr não só para guardar o próprio conteúdo, mas também para encontrar novos conteúdos, já filtrados por outras pessoas", esclarece. O co-fundador do projeto diz que esta filtragem permite até "encontrar melhores resultados do que em motores de busca como o Google". O Bundlr funciona gratuitamente, mas existe uma versão "premium", que possibilita a criação de 'bundles' privados e a oportunidade de convidar alguém para criar pastas em conjunto.

Sugerir correcção
Comentar