Novos accionistas da EDP e da REN vão receber 180 milhões de euros em dividendos

Foto
Alguns dos novos accionistas na assembleia-geral de Fevereiro

As Finanças esclareceram que os novos accionistas da EDP e da REN vão receber 180 milhões de euros em dividendos de 2011, realçando que o Estado deve arrecadar cerca de 35 milhões de euros relativos ao capital que manterá nas empresas.

Em resposta ao grupo parlamentar do Bloco de Esquerda, o ministério das Finanças explicou que “o preço de aquisição oferecido abrange a totalidade dos respectivos direitos de voto inerentes às acções à data em que o preço foi acordado entre as partes, incluindo os direitos aos dividendos referentes aos resultados do exercício de 2011, que serão distribuídos em 2012”.

“A variável temporal de referência é o momento em que os dividendos são pagos (neste caso após a data de assinatura) e não a que período se refere”, destacou.

Na resposta, o ministério de Vítor Gaspar adiantou que “se o efectivo pagamento dos dividendos ocorrer antes da efectiva transferência de titularidade das acções objecto de venda directa para o respectivo comprador, os dividendos são recebidos pela Parpública, sendo o montante deduzido ao preço final a entregar pelo comprador, e, se ocorrer após a efectiva transferência da titularidade das acções, o preço é pago integralmente e o novo accionista receberá o valor dos dividendos directamente da sociedade”.

Ambas as alternativas, defende, “garantem que a Parpública, independentemente do momento da efectiva transferência das acções, receberá a totalidade do montante acordado com os compradores” -- a China Three Gorges no caso da EDP e a State Grid e Oman Oil Company na REN.

O Ministério reitera assim as declarações de Fevereiro da secretária de Estado das Finanças, Maria Luís Albuquerque, de que “este pressuposto corresponde à prática generalizada do mercado”, quando o primeiro-ministro afirmou no Parlamento que, como o negócio da REN não estava “concretizado”, “não há lugar a qualquer compensação financeira” aos novos accionistas.

Se tivesse ficado acordado que a Parpública receberia os dividendos relativos ao exercício de 2011, “os compradores teriam simplesmente ajustado o preço oferecido em conformidade”, vincou o Governo, depois das críticas do BE da existência de “um desconto encapotado”.

“O comprador apresentaria uma proposta de valor por acção com referência, não ao preço de mercado da acção à data, mas sim a um preço ‘ex-dividend’ (deduzido pelo dividendo a distribuir por acção)”, acrescentou.

Na mesma resposta, o Governo prevê encaixar cerca de 35 milhões de euros de dividendos relativos às participações sociais que manterá em cada uma das empresas após os processos de reprivatizações em curso.

Sugerir correcção
Comentar