Morreu António Leitão, antigo atleta olímpico

Foto
António Leitão nos Jogos Olímpicos de 1984 DR

O antigo atleta António Leitão, medalha de bronze nos 5.000 metros dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984, morreu neste domingo, anunciou o Benfica, clube que representou durante 10 anos.

Nascido em Espinho a 22 de Julho de 1960, António Leitão tinha 51 anos e estava internado no Hospital de Santo António no Porto, em estado de coma.

O antigo atleta sofria de hemocromatose, uma doença pouco comum, caracterizada pela excessiva absorção de ferro, o que provoca perturbações diversas no organismo, nomeadamente problemas hepáticos e de diabetes.

"Faleceu este domingo, dia 18 de Março, António Leitão, antigo atleta do Sport Lisboa e Benfica. Este é um dia de luto para o atletismo e para o desporto português. Aos seus familiares e amigos, o clube endereça as mais sentidas condolências", lê-se no sítio oficial do Benfica na Internet.

Segundo fonte do Benfica, o corpo de António Leitão vai estar a partir das 17h de hoje na Capela Matriz de Espinho e o funeral realiza-se na terça-feira, ainda sem hora marcada.

A medalha de bronze nos 5.000 metros dos Jogos Olímpicos de 1984, em Los Angeles, é o momento mais marcante da carreira de António Leitão, cujo recorde nacional dos 3.000 metros ainda permanece desde 1983.

O antigo atleta "encarnado", que abandonou a carreira aos 31 anos, foi também recordista nacional de 5.000 metros, com uma marca que ainda é a segunda melhor em Portugal, e dos 3.000 obstáculos.

Vídeo da final dos 5000m em Los Angeles 1984
Notícia actualizada às 15h11
Sugerir correcção
Comentar