Bashar al-Assad e os talismãs da morte

Colecção de emails enviados pelo presidente sírio revelam os seus gostos musicais, cinéfilos e não só

Foto
Stencil Hassad-Hitler Mustafa Al Gamal

O filme “Harry Potter e os Talismãs da Morte”, o jogo “Real Racing 2”, alguns álbuns dos rappers americanos LMFAO — incluindo o tema “Sexy and I Know” — e a biografia de Steve Jobs, por Walter Isaacson. Estes são apenas alguns dos items que constam das últimas listas de compras do presidente sírio Bashar al-Assad na iTunes.

O jornal The Guardian revelou uma lista de emails trocados por Bashar al-Assad, a sua mulher Asma e um grupo restrito de familiares e amigos. Os emails foram pirateados pela oposição ao regime e obtidos pelo diário britânico que fala em mais de três mil trocas de correspondência.

Entre o correio electrónico é possível encontrar as mensagens (e recibos de pagamento) trocadas entre al-Assad e a plataforma iTunes. Enquanto o regime reprime com violência uma onda de contestação nacional que começou há sensivelmente um ano, o presidente da Síria — registado com um nome falso devido a sanções internacionais e com uma morada de Nova Iorque — não poupou na cultura e lazer, apresentando uma “playlist” eclética.

Cliff Richard e New Order

Os gostos musicais do presidente sírio vão desde a música libanesa (Nasri Shamseddine, falecido em 1983) ao country norte-americano Blake Sheldon (“God Gave Me You”), passando pela pop britânica (Right Said Fred) e Chris Brown, que brevemente lançará o álbum “Fortune”.

Ainda antes do Natal, e segundo o The Guardian, Bashar al-Assad encomendou “Don’t Talk Just Kiss”, de Right Said Fred, “Bizarre Love Triangle”, dos New Order, “Hurt”, de Leona Lewis e até um tributo a Cliff Richard.

Um último tema “We Can’t Go Wrong”, The Cover Girls ("There was a time when things were better than the way they are today”).

Sugerir correcção
Comentar