TATE: artista português vai instalar arspirador gigante num contentor em Liverpool

"Contentores" é o projecto português que vai expor arte contemporânea na galeria TATE, em Liverpool. Miguel Palma é o artista que vai transformar o contentor num grande aspirador

Foto
Fachada da Tate Liverpool, no Reino Unido Tom Bradford/Flickr

O projecto "Contentores" vai ser apresentado na galeria TATE, em Liverpool, a maior galeria de arte moderna situada fora de Londres. A exposição vai ser inaugurada em Setembro, com duração de dois meses.

Miguel Palma é o artista plástico português responsável pela obra que se vai deslocar ao Reino Unido. O projecto vai "estar estacionado num determinado lugar com o contentor, que vai aspirar o ar da cidade através de um filtro de grande dimensão", esclarece Miguel Palma.

A associação cultural P28 tem promovido, desde 2010, o projecto "Contentores". A iniciativa apresenta obras de artistas e arquitectos no interior destas grandes caixas metálicas. Este projecto encara os contentores "como uma peça de arte aberta a intervenções artísticas" por parte de artistas nacionais e internacionais cujo trabalho, de acordo com Sandro Resende, da associação P28, "iria facilmente resultar numa fácil comunicação com este suporte específico (contentor)".

Foto
Liverpool Paulo Ricca

Vamos aspirar Liverpool?

Foto
Susanne Themlitz participou na primeira edição do projecto Contentores com uma instalação nas Docas de Alcântara, em Lisboa

Miguel Palma vai utilizar o contentor como um grande aspirador onde "a poluição fica no filtro". Após algum tempo, "retira-se a membrana devidamente marcada com toda a poeira e poluição que a cidade tem". Esta ligação estabelecida à arte faz com que o artista se sinta "perfeitamente consciente do ambiente e, por outro lado, muito feliz por estar a fazer objectos artísticos", garante Palma. O local onde a peça estará exposta ainda não é conhecido pois, devido ao grande volume que ocupa, terá de ser colocada no espaço público.

E se a utilização de um contentor, simultaneamente como suporte e objecto artístico, parece estranha, não é de todo. Segundo Sandro Resende, "o suporte contentores permite realizar peças de grande dimensão" e estabelecer uma relação entre a cidade e o objecto. Esta exposição tem, ainda, a grande vantagem de estar no espaço público, não exigindo que os visitantes se desloquem ao museu ou à galeria.

"Esta presença, além de prestigiante, reforça a nossa vontade de levar este projecto o mais longe possível", garante, por sua vez, Sandro Resende. A participação na bienal de Liverpool surgiu como uma necessidade de procura internacional impulsionada pela "maturidade que o projecto atingiu em Portugal".

O projecto "Contentores" teve a sua primeira edição em 2010 nas Docas de Alcântara, em Lisboa, e a segunda no Centro Cultural de Belém (CCB), em 2011. Em Abril vai estar presente em Guimarães, Capital Europeia da Cultura 2012.

Sugerir correcção
Comentar