Fotogaleria
Extracto da infografia feita pela Sandbox e Lemon.Ly. Versão completa aqui
Fotogaleria
Pinterest

Megafone

Pinterest: uma nova rede social para mostrares o teu trabalho

Esta rede social está a crescer tão depressa como o Facebook em 2004 e permite aos utilizadores divulgar o seu trabalho e currículo em imagens

Lembras-te de um quadro de cortiça pendurado na parede do quarto onde afixavas com pioneses recortes de revistas das bandas da altura, recados e fotografias com amigos? O Pinterest é uma rede social que faz alusão ao quadro de cortiça.

A rede, recentemente considerada como uma das mais promissoras "start-up" de Sillicon Valley, é mais organizada e permite ao utilizador coleccionar, organizar e partilhar tudo aquilo que o inspira quando navega na Internet.

“O nosso objectivo é ligar todas as pessoas no mundo através de interesses em comum”, explicam os fundadores. As imagens – "pins" – ficam dispostas em molduras como um top que outros utilizadores podem gostar e partilhar.

Muitos dos utilizadores do Pinterest já começaram a utilizar a rede social com o objectivo de dar a conhecer o seu currículo e o seu trabalho. Grandes editores de moda e revistas como Marie Claire renderam-se ao design limpo e simples da rede.

Na semana da moda de Nova Iorque, o americano Wall Street Journal decidiu apostar no Pinterest para publicar as melhores fotografias do evento. Muitos designers, "bloggers" e fotógrafos vêem a rede social como uma forma inovadora de divulgar os seus trabalhos e criar um portefólio online.

A rede social, fundada por uma equipa de jovens na cidade de Palo Alto, Califórnia, já existe desde Março de 2010, mas só agora parece estar a ter sucesso, apesar das questões que a mesma levanta, nomeadamente sobre as permissões que implica.

Alcançou recentemente os 11 milhões de utilizadores e conseguiu, no mês de Janeiro, gerar mais tráfego do que o LinkedIn, YouTube e Google+ juntos, segundo um relatório da empresa Shareaholic.

Texto actualizado às 17h37