Galardões Cosme Damião distinguem Chalana e Aimar

A Gala Benfica 2012, que assinala o 108.º aniversário do clube da Luz, distinguiu na terça-feira o antigo futebolista Chalana com o prémio carreira dos Galardões Cosme Damião e Pablo Aimar como futebolista do ano.

"É uma honra e orgulho receber este prémio dado pelo Sport Lisboa e Benfica. Muito obrigado ao primeiro treinador, o Sr. Ângelo Correia, ao presidente Luís Filipe Vieira e à minha família e a todos os benfiquistas que estiveram presentes", disse Chalana, que representou os "encarnados", enquanto jogador, nas épocas 1974-75 até 1983-84 e 1987-88 até 1989-90.

Mário Wilson e o antigo presidente Borges Coutinho, já falecido, foram os outros homenageados da noite, assim como Eusébio, que recebeu o Prémio Mérito e Dedicação.

"Hoje não sinto bem desde que soube a notícia que o meu grande amigo Jaime Graça tinha falecido. Triste pelo Jaime, mas feliz pelos 108 anos do Benfica. Todos os benfiquistas estamos de parabéns. Tenho muito orgulho por ter vestido a camisola do Benfica", disse o "Pantera Negra".

Da lista de premiados com os Galardões Cosme Damião, que premeiam os benfiquistas que mais se destacaram, fazem parte o argentino Pablo Aimar, eleito futebolista do ano, o técnico da equipa de hóquei em patins, Luís Sénica, votado para melhor treinador, o hoquista Luís Viana, premiado com o título de atleta de alta competição, e o especialista do salto em comprimento Marco Chuva, apontado como atleta revelação.

"Primeiro queria dizer que Maxi e o Javi [os outros dois nomeados] também mereciam. À equipa técnica e companheiros queria dizer que é um orgulho trabalhar com vocês. Ao presidente e ao Rui Costa, que tudo fizeram para eu jogar no Benfica, muito obrigado", disse o futebolista argentino.

Os restantes galardões premiaram a secção de Atletismo (Modalidades), a equipa de Formação do Atletismo - Masculinos e Femininos (Formação), o Ecocentro do Benfica (Inovação), a iniciativa "Um milhão de adeptos no Facebook" (Projecto) e a Casa do Benfica da Charneca da Caparica (Casa do Benfica).

A escolha dos melhores do ano coube exclusivamente aos sócios, que seleccionaram os vencedores premiados na gala do Coliseu dos Recreios através de votação no sítio oficial do Benfica.

Sugerir correcção
Comentar