França derrota Alemanha e Holanda ganha em Wembley

Foto
Giroud marcou o primeiro golo da França Foto: Franck Fife/AFP

A Alemanha perdeu com a França (2-1), a Dinamarca foi derrotada pela Rússia (2-0) e a Holanda ganhou em Wembley (3-2). Foram estes os resultados dos jogos particulares desta quarta-feira dos adversários de Portugal no Grupo B do Europeu deste ano.

O resultado mais surpreendente foi mesmo a derrota da Alemanha em Bremen, onde perdeu frente a uma França muito bem organizada.

Olivier Giroud, avançado do Montpellier e melhor marcador da Liga francesa (16 golos), confirmou estar em grande forma e fez o 1-0 (21’), antes de Malouda ampliar (69’). Excepcionalmente pouco eficaz na hora de rematar a baliza, a Alemanha só reduziu por Cacau em cima da hora e foi incapaz de evitar a primeira derrota desde 29 de Março do ano passado (2-1 com Austrália) — a selecção de Joachim Low, apontada como uma das grandes favoritas ao triunfo no Euro 2012, somava dez encontros sem perder.

Em Wembley, na estreia de Stuart Pearce como seleccionador e de Scott Parker como capitão, a Inglaterra perdeu com a Holanda. Já com o sportinguista Schaars em campo, o último adversário de Portugal na fase de grupos do Europeu colocou-se na frente, com golos de Robben (57’) e Huntelaar (59’). Os ingleses ainda empataram nos últimos cinco minutos (Cahill e Yong), mas Robben deu o triunfo aos holandeses nos descontos.

A jogar em casa, a Dinamarca também foi surpreendida pela Rússia (2-0). Shirokov (avançado do Zenit, que na terça-feira defronta o Benfica) marcou o primeiro golo e Arshavin fez o segundo.

Também nesta segunda-feira Messi marcou o primeiro "hat-trick" ao serviço da selecção da Argentina (3-1 à Suíça), num jogo em que o benfiquista Garay foi titular, a Itália foi derrotada pelos Estados Unidos (1-0, golo de Dempsey) e a Espanha venceu naturalmente a Venezuela (5-0, com golos de Iniesta, Silva e um hat-trick de Soldado).

Golos de Janko e Bojinov

Nos jogos com participação de jogadores que alinham em Portugal, o portista Janko marcou um golo pela Áustria frente à Finlândia (3-1), enquanto o sportinguista Bojinov (emprestado ao Lecce) deu empate à Bulgária (1-1 frente à Hungria).

O benfiquista Maxi Pereira foi titular no empate do Uruguai (1-1 com a Roménia), o mesmo tendo acontecido com Witsel e Defour no embate da Bélgica com a Grécia de Fernando Santos (1-1). O sportinguista Carrillo alinhou alguns minutos no empate do Peru (1-1 com Tunísia).

Notícia actualizada às 22h29
Sugerir correcção
Comentar