Primeira-ministra australiana segura liderança dos trabalhistas

Foto
Julia Gillard Daniel Munoz/Reuters

A primeira-ministra australiana, Julia Gillard, manteve confortavelmente a liderança do Partido Trabalhista, num voto que pôs fim a semanas de especulação de que o seu antecessor na chefia do Governo se preparava para a desafiar.

Gillard venceu Kevin Rudd, o qual substituiu à frente do Executivo em Junho de 2010, por 71 votos contra 31, um resultado que os analistas avaliaram como um significativo impulso para a primeira-ministra, numa altura em que esta tem vindo a enfrentar graves divisões internas nos trabalhistas.

“Posso assegurar-vos que este drama político acabou e vocês voltaram a estar no centro das nossas atenções, onde devem estar. A questão da liderança [do partido] está resolvida”, afirmou Gillard, dirigindo-se ao povo australiano.

É agora esperada uma remodelação governamental, com principal mudança na pasta dos Negócios Estrangeiros, de onde Rudd se demitira na semana passada, muito provavelmente seguida por outros ministros que o apoiaram nesta tentativa de recuperar a liderança do partido e do Governo. Gillard avançou que fará o anúncio da nova equipa ministerial nos próximos dias.

Já depois do voto, Rudd (que chegara ao poder com a vitória esmagadora dos trabalhistas em 2007, ao fim de mais de uma década de domínio dos conservadores) expressou ficar do lado da chefe do Governo: “O partido pronunciou-se e aceito o veredicto sem qualquer rancor. E comprometo-me desde já a trabalhar em pleno para a reeleição da primeira-ministra”, afirmou, em referência às eleições legislativas de 2013.

Sugerir correcção
Comentar