Já não há carne de baleia na Amazon japonesa

Agência de investigação ambiental encontrou à venda no site produtos - já removidos - feitos a partir de espécies em vias de extinção

Foto
Ingolfur Juliusson/Reuters

Parece que a Amazon já removeu os produtos que continham carne de baleia do seu site japonês, numa reacção às recentes críticas das associações ambientalistas.

A denúncia partiu da agência de investigação ambiental britânica EIA (Environmental Investigation Agency) que, numa investigação conjunta com a organização Humane Society Internacional, encontrou à venda 147 produtos feitos com carne de baleia e derivados. No Japão, esta carne é uma verdadeira iguaria.

A agência acusava o site de, contrariando a política da empresa, "lucrar com a matança de baleias" ao comercializar produtos, feitos a partir de espécies em vias de extinção, cuja venda é proibida desde 1986. Gerou-se assim um movimento online, com milhares de pessoas a assinar uma petição e a enviar e-mails a Jeff Bezos, o presidente da Amazon, já para não falar das censuras no Twitter e Facebook.

"Em apenas 24 horas, mais de 35 mil pessoas apelaram à Amazon que bana a venda de produtos derivados de baleia, golfinho ou boto. O público quer que estes animais estejam protegidos e não mortos ou comercializados", referiu, em comunicado, Mark Jones, director executivo da Humane Society International do Reino Unido.

Também Clare Petty, da EIA, se congratula com esta reacção, mas espera agora que a Amazon confirme que "bane totalmente todos estes produtos". Para já, a Amazon mantém-se em silêncio.

Sugerir correcção
Comentar