UEFA abre processo ao FC Porto por atitudes racistas dos adeptos

Foto
Balotelli foi visado pelas bancadas do Dragão Foto: Francisco Leong/AFP

A UEFA abriu um processo disciplinar ao FC Porto pela “conduta imprópria dos adeptos” no jogo da Liga Europa frente ao Manchester City. Os “dragões” arriscam multa de 20 mil euros.

“Dando seguimento à queixa apresentada pelo Manchester City, a UEFA iniciou hoje os procedimentos disciplinares contra o FC Porto pela conduta imprópria dos adeptos (artigo 11 bis do Regulamento Disciplinar) durante o jogo da Liga Europa da semana passada”, refere a curta nota do organismo que tutela o futebol europeu.

Em causa estão os insultos racistas dos adeptos aos futebolistas de origem africana Mario Balotelli e Yaya Touré, que no final do jogo se queixou. Na conferência de imprensa após o jogo, o treinador Roberto Mancini desvalorizou o facto, tendo dito que não se apercebeu do ocorrido, lembrando ainda que os seus pupilos são “fortes”.

Caso a UEFA considere que houve insultos racistas no Dragão, o FC Porto incorre numa multa de 20 mil euros. Para os casos mais graves, o regulamento disciplinar prevê sanções adicionais, que podem ir de um jogo à porta fechada à desqualificação.

O FC Porto também minimizou a situação, considerando que tudo não passou de um “mal-entendido”, classificando os sons provenientes das bancadas com incentivos a Hulk.

Ainda assim, o Manchester City formalizou a queixa que agora será analisada.

No campo, o FC Porto terá a complicada missão de dar a volta em Manchester à derrota 1-2 sofrida em casa.

Notícia corrigida às 22h22, rectificando o nome da equipa em questão no penúltimo parágrafoVídeo captado no Estádio do Dragão (vídeo: SimonVideos461/Youtube)
Sugerir correcção
Comentar