The Glockenwise candidato ao prémio europeu Impala

“Building Waves”, o álbum de estreia do grupo de Barcelos The Glockenwise, nomeado para o prémio de melhor álbum europeu independente de 2011

The Glockenwise/Facebook
Fotogaleria
The Glockenwise/Facebook
The Glockenwise/Facebook
Fotogaleria
The Glockenwise/Facebook

Os portugueses The Glockenwise estão nomeados para o prémio de melhor álbum europeu independente de 2011, que é atribuído pela Impala, a organização que reúne várias editoras discográficas independentes da Europa.

A lista dos nomeados desta segunda edição do prémio, divulgada na quinta-feira, apresenta 23 álbuns de outros tantos artistas de países como Reino Unido, Espanha, Itália, França, Suécia, Noruega, Chipre, Croácia e Islândia.

De Portugal está nomeado “Building Waves”, o álbum de estreia do grupo de Barcelos The Glockenwise, editado em Janeiro de 2011 pela etiqueta independente Lovers & Lollypops.

Adele e Sigur Rós entre os nomeados

Entre os nomeados estão, por exemplo, “21”, com o qual a cantora britânica Adele venceu seis prémios Grammy e bateu recordes de vendas, “Inni”, dos islandeses Sigur Rós, “Hurry Up We’re Dreaming”, de M83, projecto do francês Anthony Gonzalez, e “SBTRKT”, disco homónimo do produtor londrino Aaron Jerome.

Os Glockenwise surgiram em 2006, com quatro músicos no pico da adolescência, e o motivo para o aparecimento da banda é o somatório de várias razões: “O tédio de não fazer nada, existiam outras bandas em Barcelos e havia pessoal mais velho que ouvia a música que gostávamos”, disse à Lusa o músico Nuno Rodrigues, quando saiu o disco de estreia.

Garage-rock, sujo e imperfeito, apenas com baixo, bateria e guitarra eléctrica, seria o molde perfeito para a música dos Glockenwise e do álbum “Building Waves”, tendo como pontos cardeais nomes como Iggy Pop e Stooges, Black Lips, Sex Pistols e Black Flag, descreveu Nuno Rodrigues.

“É um cliché achar que o rock não consegue viver independente de outros géneros. É possível dar uma estética moderna”, garantiu.
Dos Glockenwise fazem ainda parte Rafael Ferreira, Rui Fiusa e Cristiano Veloso, todos a estudar entre Coimbra e o Porto em áreas que vão do Direito à Arqueologia, embora o vocalista garante que o grupo irá sempre tocar rock.

Os prémios Impala vão apenas na segunda edição - premiaram em 2010 os dinamarqueses Efterklang -, mas pretendem “celebrar o generoso talento e diversidade musicais das edições discográficas independentes na Europa”. O vencedor é escolhido independentemente das vendas.

A organização Impala, criada em 2000, reúne mais de quatro mil membros, pequenas e médias editoras independentes, que não integram as grandes marcas discográficas.

Sugerir correcção
Comentar