Estudantes húngaros protestam contra reforma do ensino superior

Governo diminuiu o número de bolsas de estudo suportadas pelo Estado e quer introduzir um novo tipo de empréstimo para estudantes. Alunos reivindicam aquilo a que chamam um "regresso ao futuro"

Foto
Inês Martins

"Regresso ao futuro". Foi com esta referência cinematográfica que o grupo Hallgatói Hálózat (Rede de Estudantes) chamou centenas de estudantes para uma manifestação nas ruas de Budapeste, durante a tarde de quarta-feira, dia 15. A organização de universitários húngaros protesta contra a reforma do Ensino Superior implementada pelo actual Governo, liderado por Viktor Órban.

 


Foto
Os universitários protestam contra a reforma do Ensino Superior Inês Martins

Um dos membros  do Hallgatói Hálozat, Csabai Arinak, de 23 anos, diz que “a nova lei foi feita sem qualquer consulta de especialistas ou da comunidade académica e põe em causa a mobilidade social dos estudantes”. Para além do aumento das propinas, “o Governo diminuiu substancialmente o número de bolsas de estudo suportadas pelo Estado" e quer introduzir um novo tipo de empréstimo para estudantes que não é “socialmente consciencioso”, diz o estudante.

Foto
Os estudantes afirmam que a lei é injusta e injustificada Inês Martins

 

Protestos em alto e bom som


Os ritmos do inconformismo

A reunião foi convocada no Facebook para uma das universidades de Buda, mas alguns chegaram a percorrer mais de 200 quilómetros para protestar contra o que consideram ser uma lei injusta e injustificada. Entre eles, estudantes do ensino secundário que dizem não ter agora possibilidades de continuar a estudar.

 


Novos protestos estudantis decorrem durante os próximos dias com o apoio de outros grupos que se opõem às novas medidas do Governo de Viktor Órban e do seu partido de centro-direita, Fidesz. 

Sugerir correcção
Comentar