Uzbequistão troca Dia de São Valentim por festejos nacionalistas

Foto
Foto: Shamil Baigin/Reuters

Os namorados que se habituaram a celebrar o Dia de São Valentim no Uzbequistão indo a um concerto da cantora pop Rayhan terão este ano que procurar outras formas de entretenimento. O governo uzbeque prefere assinalar o dia recordando o aniversário de um dos seus líderes históricos: o imperador Babur.

Há vários anos que Rayhan dá um concerto no Dia dos Namorados mas as autoridades decidiram este ano cancelar o evento e, em vez disso, celebrar o imperador Babur, descendente do conquistador e imperador mongol Genghis Khan e fundador de um vasto império cultural que se espalhou pela Ásia Central.

O aniversário de nascimento de Babur será, por isso, celebrado este ano com actividades mais eruditas, nomeadamente a leitura de poesia.

Uma fonte não identificada do Departamento para o Conhecimento e a Promoção de Valores do Ministério da Educação uzbeque confirmou ter sido publicado um decreto interno ordenando que se pusesse fim às celebrações impostas a partir do estrangeiro e alheias à cultura uzbeque e, em vez disso, reabilitar o aniversário do nascimento do imperador Babur, escreve a BBC.

Esta medida está a dividir os cidadãos uzbeques. Alguns consideram que é uma boa medida, uma vez que ela põe fim a celebrações artificiais, mas outros consideram que a medida divide opiniões e é demasiado erudita e aborrecida.

Esta é apenas a última medida de pendor conservador neste país asiático que, nos últimos meses, tem vindo a apertar a sua vigilância diante de fenómenos culturais como a música rap e as telenovelas sul-americanas.

Mas alguns observadores alertam para o facto de as autoridades terem dois pesos e duas medidas quando se trata das músicas “atrevidas” da filha do Presidente, Gulnara Karimova, escreve a BBC.

Sugerir correcção
Comentar