Funcionários públicos só podem receber prendas até 150 euros

Foto
Paula Teixeira da Cruz, ministra da Justiça NUNO FERREIRA SANTOS

Os funcionários públicos só vão poder receber prendas com um valor máximo de 150 euros. Este é o valor que consta na proposta de Lei Quadro para a criação de um Código de Conduta e Ética para a Administração Pública que deverá ser aprovada em Conselho de Ministros na próxima semana.

O Ministério da Justiça emitiu hoje comunicado a esclarecer que, “ao contrário das notícias que vieram a público, este Código de Conduta e Ética estabelece que as ofertas de bens recebidas, em virtude das funções desempenhadas, deverão sempre ser registadas e não exceder o valor máximo de 150 euros”.

Em causa está uma notícia do Jornal de Negócios que dava conta que o limite eram 1.505 euros, mas o Ministério esclareceu posteriormente que o valor inscrito na proposta noticiada era uma gralha.

O PÚBLICO sabe que a proposta de lei já foi discutida em conselho de secretários de Estado mas ainda falta “limar” algumas arestas.

Questionado pela Lusa, o presidente do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE), Bettencourt Picanço, lembrou que as regras existentes já são mais restritivas e “qualquer trabalhador que receba o que quer que seja leva um processo disciplinar, que pode dar despedimento”. Com efeito, o artigo 18º do “Estatuto Disciplinar” dos funcionários públicos (Lei nº58/2008, de 9 de Setembro) determina que os trabalhadores devem ser despedidos sempre que “solicitem ou aceitem, directa ou indirectamente, dádivas, gratificações, participações em lucros ou outras vantagens patrimoniais, ainda que sem o fim de acelerar ou retardar qualquer serviço ou procedimento.

Sugerir correcção
Comentar