Lágrimas de um Palhaço é a terceira curta-metragem de Claúdio Sá DR
Foto
Lágrimas de um Palhaço é a terceira curta-metragem de Claúdio Sá DR

Realizador de 21 anos leva curta-metragem à Índia

Claúdio Sá tem 21 anos e já realizou três curtas-metragens. A última – “Lágrimas de um Palhaço” – estreia no final de Fevereiro, em Nova Deli

Claúdio Sá, apesar da idade, sabe perfeitamente o que quer. Depois de tirar um curso tecnológico de multimédia no ensino secundário, ingressou na licenciatura em Som e Imagem, na Escola Superior de Artes e Design, nas Caldas da Rainha. E de estudante a realizador foi um passo: o seu último trabalho intitulado “Lágrimas de um Palhaço” estreia no festival UFO 0110, que decorre entre 23 de Fevereiro e 1 de Março de 2012 em Nova Deli, na Índia.

Lágrimas de um Palhaço” é uma curta de seis minutos produzida pelo Cineclube de Avanca e Filmógrafo que conta a história de um “velho palhaço que procura o caminho da liberdade”. Neste trabalho, Claúdio Sá retrata uma vida rotineira e solitária de um palhaço sem nome, num filme ele próprio sem vozes.

Desde 2008, altura em que se começou a dedicar com afinco à área cinematográfica, que Claúdio já conquistou vários prémios e levou as suas curtas a cerca de 50 festivais internacionais. Grécia, Canadá, Alemanha, Porto Rico e Roménia são apenas alguns dos países pelos quais passou.

Jovem várias vezes premiado

Com “Ganância”, a primeira curta, Claúdio arrecadou, em 2008, o prémio “jovem cineasta” no 32º Festival Internacional de Filmes de Animação CINANIMA. A segunda curta-metragem do jovem, “O Relógio de Tomás”, também já foi galardoada com um primeiro lugar no festival de cinema independente OnCine, corria o ano de 2010 e com o grande prémio Toma Lá Arte em Abril do mesmo ano.

Apesar de acreditar neste sonho, Claúdio ressalva que tudo o que tem feito tem sido por ele, tendo como únicos apoios o Cineclube Avanca/Filmógrafo: "tenho aproveitado as ferramentas que tenho para de forma independente conseguir concretizar os meus objectivos".

E por isso mesmo, não pára. O próximo projecto já está a ser rodado e é novamente uma curta de animação, desta vez para a empresa Cavalinho. Estreará em Dezembro, no Natal, e até já tem título: "Cavalinho, o Mundo Mágico".