Edifício classificado de Braga pertence ao Estado e ameaça ruir

Foto
Construção setecentista apresenta problemas estruturais e de instalação eléctricaDegradação ameaça transeuntes FotOS: NELSON GARRIDO

Antigo Recolhimento de Santa Maria Madalena, mais conhecido como Casa das Convertidas, aguarda intervenção reabilitadora urgente

A Casa das Convertidas, um edifício barroco do centro de Braga, foi classificada em Dezembro passado como imóvel de interesse público. Apesar de ser propriedade do Estado, o edifício está devoluto há vários anos e ameaça mesmo ruína, denuncia uma associação de defesa do património, que alerta para danos nas fachadas e problemas na instalação eléctrica.

O Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (Igespar) classificou o Recolhimento de Santa Maria Madalena, conhecido popularmente como Casa das Convertidas, como imóvel de interesse público. O período de discussão desta decisão terminou em Janeiro. A medida foi recebida com agrado pelas associações bracarenses que, desde o final dos anos de 1990, se envolveram na defesa da classificação do imóvel. "Finalmente há uma garantia de preservação do edifício e da sua arquitectura", afirma o presidente da associação Jovem Coop, Ricardo Silva. A Casa das Convertidas situa-se na Avenida Central, numa zona nobre de Braga, mas está há vários anos votada ao abandono.

As marcas da degradação são evidentes e, alerta a Jovem Coop, há mesmo risco de ruína. "A ameaça maior acontece sempre que há chuvadas e ventos fortes", explica Ricardo Silva. O beiral sobre a Rua de S. Gonçalo tem as telhas soltas, que já têm caído em dias de temporal. "Há uma risco iminente para a segurança dos transeuntes, especialmente para os utentes do colégio que funciona mesmo em frente", diz o dirigente da associação bracarense de defesa do património.

Nessa ala do edifício existe também uma grande fenda no alçado lateral, que tem aumentado de dimensão nos últimos meses. Na fachada virada para a Avenida Central, o reboco também dá sinais de degradação, criando uma espécie de "barriga" que põe em perigo o brasão de Santa Maria Madalena. Ricardo Silva assegura que existem no edifício outros "problemas estruturais", mas também de instalação eléctrica. " Há infiltrações de água e, a qualquer momento, pode haver um curto-circuito com grande perigo de incêndio", alerta.

O edifício é propriedade do Estado (ver caixa) e a Jovem Coop defende mesmo uma intervenção com carácter de urgência, para perceber quais os perigos mais prementes que ameaçam a Casa das Convertidas.

Sugerir correcção