Ministra da Agricultura tem esperança que chova em breve

Foto
Assunção Cristas, ministra da Agricultura, reuniu-se hoje com o seu homólogo espanhol Pedro Cunha/PÚBLICO

Assunção Cristas admite recorrer a Bruxelas em conjunto com o homólogo espanhol caso o problema da seca se agrave.

A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, ainda tem esperança de que “entretanto possa chover e os problemas não se adensem”. No final de uma reunião com o homólogo Espanhol, Miguel Arias Cañete, Assunção Cristas voltou a admitir que, caso se prolongue a seca meteorológica que atinge o território nacional, poderá ser articulado um pedido de ajuda conjunto dos dois países à União Europeia.

“Com certeza que, no próximo Conselho [Europeu] e se for caso disso, Portugal sinalizará a questão da seca”, disse. Ao manter-se o cenário actual, Espanha e Portugal concertarão posições “para poderem beneficiar de alguns mecanismos comunitários”, afirmou.

O Ministério da Agricultura criou um grupo de trabalho que está a avaliar os prejuízos provocados pela actual situação de seca. Contudo, Assunção Cristas ainda tem “esperança que comece e chover e as coisas se possam resolver”.

Em Janeiro, Portugal continental teve o sétimo valor mais baixo de precipitação desde 1931 (20,4 milímetros, que corresponde a 17% do normal). O Instituto de Meteorologia confirmou que o país está em seca, com 76% do território em seca moderada, 13% em seca fraca e 11% em seca severa.

Sugerir correcção
Comentar