Sporting protagoniza nona “chicotada” da época na Liga

Foto
Manuel Machado liderou Nacional no triunfo sobre a Académica Foto: Fernando Veludo/nFactos

A demissão de Domingos Paciência enquanto treinador do Sporting é a nona mudança técnica nos clubes do primeiro escalão do futebol português.

Com a saída de Domingos, já foram contabilizadas nove mudanças no comando técnico das equipas, sendo que Vitória de Guimarães, Paços de Ferreira e União de Leiria já vão no terceiro treinador. A formação vimaranense foi a primeira a mudar de técnico, logo na primeira jornada. A goleada frente ao Atlético de Madrid (4-0) e a derrota com o FC Porto (1-0) precipitaram a saída de Manuel Machado.

Basílio Marques tomou conta da equipa até à terceira jornada, altura em que foi rendido por Rui Vitória, principal responsável da escalada da formação vimaranense da zona de despromoção até ao recente sexto lugar na Liga. A “chicotada” no Vitória de Guimarães obrigou a outra mudança de treinador, com Luís Miguel a substituir Rui Vitória no Paços de Ferreira, que, após 11 jornadas, voltou a ficar sem treinador.

Pela segunda vez, e no espaço de oito jornadas, o Paços de Ferreira voltou a substituir o treinador, tendo Luís Miguel cedido o seu lugar a Henrique Calisto, que regressou a Portugal após treinar no Vietname. Henrique Calisto orientou durante cerca de uma década tanto a selecção como vários clubes vietnamitas e regressou a Portugal precisamente para o ultimo clube que treinou, entre 1998 a 2000.

A terceira jornada da Liga, além de ter ditado as saídas de Basílio Marques (Vitória de Guimarães) e Rui Vitória (Paços de Ferreira), foi também a última para Pedro Caixinha na União de Leiria. O substituto de Pedro Caixinha no comando técnico da União de Leiria, Vítor Pontes, esteve apenas três jornadas no banco, já que após a sexta ronda cedeu o seu lugar, sem o aquecer, a Manuel Cajuda.

À nona jornada, o treinador Ivo Vieira cedeu o seu lugar no Nacional da Madeira a Pedro Caixinha, que tinha iniciado a época na União de Leiria.

O Olhanense protagonizou a oitava “chicotada psicológica” da presente temporada, rescindindo com Daúto Faquirá a 29 de Dezembro, com 13 jornada realizadas, e apresentando como substituto Sérgio Conceição.

À longa lista juntou-se nesta segunda-feira o nome de Domingos Paciência, vítima da onda de maus resultados dos “leões”, que se encontram no quarto lugar a 16 pontos do líder Benfica, e que foi substituído nas funções por Sá Pinto

Alterações de técnicos em 2011-2012

1.ª jornada – Vitória de Guimarães (Manuel Machado por Basílio Marques [técnico interino])


3.ª jornada – Vitória de Guimarães (Basílio Marques [técnico interino] por Rui Vitória)


3.ª jornada – Paços de Ferreira (Rui Vitória por Luís Miguel)


3.ª jornada – União de Leiria (Pedro Caixinha por Vítor Pontes)


6.ª jornada – União de Leiria (Vítor Pontes por Manuel Cajuda)


9.ª jornada – Nacional (Ivo Vieira de Pedro Caixinha)


11.ª jornada – Paços de Ferreira (Luís Miguel por Henrique Calisto)


13.ª jornada – Olhanense (Daúto Faquirá por Sérgio Conceição)


18.ª jornada – Sporting (Domingos Paciência por Ricardo Sá Pinto)


Sugerir correcção
Comentar