Três museus portugueses candidatos ao Prémio de Museu Europeu do Ano

Foto
O Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, no Faial, é um dos candidatos portugueses Luís Maio

Três museus portugueses são candidatos ao Prémio de Museu Europeu do Ano: o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos (Faial), o Hotel-Museu do Convento de São Paulo (Redondo) e o Museu do Côa (Vila Nova de Foz Côa).

O vencedor do galardão, que se chama originalmente European Museum of the Year Award (EMYA) e é atribuído pelo European Museum Forum (EMF), será anunciado numa cerimónia a 19 de Maio, às 18h, no Museu Municipal de Penafiel.

O European Museum Forum é uma organização transnacional ligada ao Conselho da Europa, sem fins lucrativos e que há 35 anos se dedica a melhorar a qualidade pública dos museus europeus. O Prémio de Museu Europeu do Ano é o principal e o mais antigo dos galardões atribuídos pelo EMF e também o mais prestigiado na Europa, na área dos museus.

Foi criado em 1977 pelo Conselho da Europa, com o objectivo de “reconhecer a excelência na cena museológica europeia e promover processos inovadores num universo museológico que, na altura, concentrava ainda a sua actividade na gestão das colecções e não no uso das mesmas em benefício da sociedade”, indica a organização em comunicado enviado à Lusa.

“O EMYA tem tido um impacto positivo na vida de muitos profissionais de museus e tem dado a conhecer museus pequenos com conteúdos altamente inovadores que, de outra forma, não teriam obtido reconhecimento a nível europeu”, sublinha.

É anualmente atribuído ao museu que mais público atraiu e que mais satisfez os seus visitantes, ao criar um ambiente único, proporcionar uma apresentação e interpretação imaginativas e uma abordagem criativa à educação e à responsabilidade social.

Entre um total de 46 candidatos, figuram, além dos três museus portugueses, o croata Kraneamus: Krapina Neanderthal Museum, o estónio NUKU Museum of Puppetry, em Tallinn, o DDR Museum, em Berlim, o Children’s Book Museum, em Haia, e o norueguês Rockheim: The National Museum of Pop and Rock, em Trondheim.

Da lista, disponível aqui , constam igualmente os russos Chekhov Memorial Museum-Reserve, em Melikhovo, e o Ekaterinburg History Museum, em Ekaterinburg, o Museo de la Evolución Humana, em Burgos, o Museo de Madinat al-Zahra, em Córdova, e o TOPIC: Museo Internacional del Títere de Tolosa, em Espanha, e o Palácio de Kensington, em Londres.

Sugerir correcção
Comentar