Dívida pública passa 110% do PIB e é a terceira maior da UE

Foto
Dívida pública da UE ronda os 82,2% do PIB Dominique Faget/AFP

No final de Setembro do ano passado, Portugal era o terceiro país mais endividado da União Europeia. A dívida pública nacional ultrapassava os 110% do PIB.

De acordo com os dados do Eurostat, hoje divulgados, a dívida pública dos 17 países da zona euro era, no final do terceiro trimestre do ano passado, de 87,4% do Produto Interno Bruto (PIB), enquanto ao nível da União Europeia (UE) chegava aos 82,2%.

Portugal surge como o terceiro país mais endividado, com uma dívida pública a atingir os 110,1% do PIB. Só a Grécia (159,1%) e a Itália (119,6%) superam a dívida nacional. A Estónia é o país que apresenta uma dívida mais baixa (6,1%), seguido pela Bulgária (15%) e pelo Luxemburgo (18,5%).

Os dados do Eurostat mostram também que Portugal foi o terceiro país que mais viu aumentar o seu nível de endividamento público entre o segundo e terceiro trimestres. A dívida pública aumentou 3,6 pontos percentuais, para os 110,1% do PIB. Só a Hungria e a Grécia tiveram subidas maiores.

Comparando os níveis de endividamento anuais (ou seja, com o terceiro trimestre de 2010), Portugal surge como o segundo país com maior aumento da dívida – 18,9 pontos percentuais, apenas ultrapassado pela Grécia, onde a dívida subiu 20,3 pontos percentuais.

É a primeira vez que o Eurostat divulga indicadores trimestrais sobre a dívida pública. Estes novos indicadores passarão a ser disponibilizados quatro meses após o final do trimestre de referência. Até agora, o gabinete de estatísticas europeu apenas divulgava os números da dívida pública em Abril e Outubro, no âmbito dos procedimentos de défice excessivo.

Sugerir correcção
Comentar